Com intuito de economizar mais de 10 bilhões de reais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decide passar o pente-fino em vários programas. Dessa forma, muitas pessoas poderão perder o benefício nos próximos meses. Veja qual é a relação dessa ação com a prova de vida do INSS para aposentados e pensionistas.
Boa leitura!
O papel do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atende uma vasta parcela da população brasileira, fornecendo benefícios como aposentadorias, pensões por morte, auxílios e outros. Nesse sentido, o papel do instituto é o de ajudar mais de 39 milhões de pessoas. Dentre elas, mais de 5 milhões recebem auxílios assistenciais e mais de 33 milhões são contemplados pelos benefícios previdenciários (como aposentadoria e pensão por morte). No entanto, devido à atual crise econômica enfrentada pelo Brasil, alguns desses beneficiários correm o risco de ter seus pagamentos suspensos em breve. Fique atento(a) e leia até o fim o texto que preparamos para você como um sinal de alerta sobre seu benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Objetivos do pente-fino do INSS
O pente-fino do INSS é uma ação conjunta com o atual presidente Lula da Silva e o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
A iniciativa tem dois objetivos principais: evitar fraudes e irregularidades na concessão de benefícios, e como resultado, economizar dinheiro público (a ideia é economizar bilhões de reais). E nesse sentido, muitos benefícios serão bloqueados. Mas além dessa questão, existe outra possibilidade do benefício ser bloqueado. Portanto, leia até o fim para ficar informado(a) e organizar seus dados cadastrais.
Leia mais: ATENÇÃO – Este Grupo do INSS não receberá o 13 salário em 2024 – Confira quem são
Quando começa o pente-fino do INSS
É provável que a partir do próximo mês comecem movimentações do instituto para averiguar cada caso. Nesse sentido, haverá convocação para analisar os benefícios dos assegurados por meio de perícia médica e dados cadastrais.
Como será o pente-fino
Conforme Stefanutto, “o pente-fino será “cirúrgico”, principalmente, em benefícios com suspeitas de irregularidade ou fraude“. Ou seja, será uma iniciativa cuidadosa que visa identificar qualquer irregularidade, mesmo que seja mínima possível. Por isso, se você não está em dias com INSS, muito cuidado, pois seu benefício pode ser cortado a qualquer momento.
Prova de vida do INSS

Além do pente-fino, beneficiários do instituto devem se preocupar com a prova de vida do INSS, pois a falta dela também pode bloquear benefícios.
A prova de vida serve para mostrar que aposentados e pensionistas do INSS ainda estão vivos e aptos para receber o benefício. Infelizmente, quando alguns morrem, a família continua recebendo o benefício irregularmente. Por isso, a prova de vida também é uma iniciativa que busca minimizar irregularidades em pagamentos indevidos do INSS.
Como funciona a prova de vida
Antes, era responsabilidade do aposentado e pensionista do INSS ir até o banco e fazer a comprovação da prova de vida. E caso ele não conseguisse comprovar, seu benefício era suspenso.
Mas agora muita coisa mudou e essa responsabilidade é do INSS. Por meio de dados cadastrais no próprio sistema do governo, dá para saber se a pessoa fez alguma transação recente (empréstimo consignado, votação, SUS) comprovando que está viva. Contudo, se o instituto não conseguir essas informações, ele vai atrás do beneficiário e se a pessoa não responder às ligações e chamados do instituto, o benefício é bloqueado.
Entretanto, quem não conseguir comprovar vida em 2024 pode respirar aliviado(a). Afinal, o Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31 de dezembro de 2024, a falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários do INSS não vai acarretar bloqueio do benefício.
Pente-fino e prova de vida do INSS
Em suma, o pente fino e a prova de vida do INSS são iniciativas que buscam diminuir irregularidades e pagamentos indevidos dos benefícios do INSS de aposentados, pensionistas e demais beneficiários. O que culmina em grandes economias para o país, que possui dívidas altas e está precisando conter gastos.
Ademais, é importante que o instituto dê benefício para quem realmente precisa. Por isso, se você conhece alguém que recebe o benefício de forma errada, é muito provável que essa história acabe nos próximos meses.
Veja também: veja o que fazer para não perder seu benefício!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!