Ter um benefício previdenciário cortado pode ser uma grande preocupação para quem depende dessa renda. Pensando nisso, elaboramos essa lista com os cinco principais motivos que levam ao corte do benefício do INSS e como se prevenir deles.
Vale ressaltar a importância de sempre manter a situação regularizada junto ao órgão, evitando possíveis transtornos e bloqueios no recebimento do benefício. Continue lendo para saber mais!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que é o programa de revisão de benefícios do INSS?
O programa de revisão de benefícios do INSS, popularmente conhecido como “pente-fino”, é uma iniciativa adotada pelo órgão para identificar e combater fraudes e irregularidades no recebimento de benefícios previdenciários.
Leia mais: SURPRESA: Saiba como receber duas parcelas de R$ 1980 na sua conta no próximo mês! Confira
Esse processo pode levar à suspensão ou até mesmo ao cancelamento do benefício em casos de indícios de irregularidades.
Quais são os 5 motivos que levam ao corte do benefício?
A seguir, listamos os cinco principais motivos que podem resultar no corte do benefício previdenciário. Fique atento e previna-se:
Leia mais: Maravilha: Projeto prevê pagamento de R$ 4500 extra para aposentados do INSS; Veja como receber
- Falta de prova de vida: Aposentados e pensionistas que não realizarem a prova de vida, mesmo com a automatização do processo desde janeiro, podem ter o benefício suspenso ou cancelado. Caso você receba uma notificação para realizá-la, é importante comparecer à unidade do INSS para regularizar a situação.
- Pente-fino: Como já mencionado, o pente-fino tem como objetivo identificar benefícios irregulares. Caso você seja notificado sobre alguma irregularidade, é necessário cumprir a exigência do órgão e regularizar sua situação.
- Não sacar o benefício: Beneficiários que não movimentarem o salário de benefício por mais de dois meses podem ter os pagamentos suspensos, já que isso pode indicar falecimento do titular da conta. Portanto, é fundamental movimentar a conta regularmente.
- Faltar na perícia médica: Aquelas pessoas que solicitam ou já recebem benefícios por incapacidade, como auxílio-doença, podem ser convocadas pelo INSS para passar por uma perícia médica. Caso não compareça ou deixe de agendar esta perícia, o benefício pode ser suspenso.
- Recusa à reabilitação profissional: Se o INSS indicar a necessidade de reabilitação profissional após uma perícia médica, e o segurado se recusar a fazer, o benefício também pode ser suspenso.
Leia mais: Oficial: Margem consignável tem novo aumento este ano; Confira como funciona
Manter-se informado e prestar atenção aos prazos e exigências do INSS é fundamental para evitar que seu benefício seja cortado.
Ao seguir nossas dicas, você estará mais preparado para lidar com possíveis problemas e garantir que sua situação esteja sempre regularizada junto ao órgão responsável pelos benefícios previdenciários.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!