Pagamento do 13º salário do INSS é um direito de beneficiários que recebem certos benefícios do órgão. Contudo, existem algumas pessoas que não têm o direito ao abono devido ao seu benefício não estar na lista de contemplados. No ano de 2025, há curiosidade sobre quando este abono será liberado. Confira o que já se sabe sobre os pagamentos e quem pode ficar sem o valor.
Qual o valor do 13º salário em 2025?
O valor do 13º salário equivale ao mesmo valor recebido mensalmente pelo beneficiário. Ou seja, se o beneficiário recebe um salário mínimo, seu 13º salário será de R$1.518 também. Porém, o valor entra na conta em duas parcelas, sendo que a segunda parcela pode sofrer com o desconto de imposto de renda quando couber.
Os beneficiários não receberão o valor integral de seu salário caso não faça 12 meses que recebe o benefício. Dessa forma, recebem o valor proporcional desde que foi concedido o salário.
Quando vai ser pago o 13º salário INSS em 2025?
A maior dúvida dos beneficiários do INSS é quando será feito o pagamento do 13º salário, pois ele está sendo antecipado desde o ano de 2020. Os beneficiários estão recebendo as duas parcelas no primeiro semestre de cada ano. Tradicionalmente, eles recebiam a primeira parcela em agosto e a outra em novembro.
A antecipação começou por conta da pandemia de Covid-19, pois os beneficiários enfrentavam problemas financeiros. Em 2025, ainda não houve divulgação sobre o pagamento antecipado, então, até o momento, os beneficiários podem aguardar a primeira parcela em agosto e a segunda em novembro, juntamente com seus salários.
Quem não recebe o 13º salário?
Os beneficiários de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário maternidade recebem o 13º salário. Mas, ele não está previsto para quem recebe BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada) e RMV (Renda Mensal Vitalícia).
O terceiro grupo que não vai receber o benefício é aquele que fez a antecipação do 13º salário com o banco, pois haverá o abatimento quando o INSS depositar o abono, a fim de quitar o empréstimo feito.