Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

14º salário dos aposentados: Veja as últimas atualizações sobre o projeto de lei!

Últimas informações sobre o 14º salário dos aposentados: o que você precisa saber. Veja se projeto de lei foi aprovado!

0

O debate sobre o pagamento do 14º salário para os aposentados tem se intensificado recentemente, com o Governo Federal se pronunciando oficialmente sobre a questão. Vamos explorar as últimas atualizações sobre essa proposta e determinar quem pode ser elegível para recebê-la.

A possibilidade de um adicional no pagamento aos beneficiários da aposentadoria que seja mantida durante dois anos inteiros é algo que tem animado muitos. A proposta faz parte de um projeto de lei que pretende conceder tal bônus extra sem custos adicionais aos beneficiários.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Entendendo a proposta do 14º salário

Confira andamento do projeto de lei do 14º salário. (Fonte: Edição/Jornal JF)
Confira andamento do projeto de lei do 14º salário. (Fonte: Edição/Jornal JF)

O projeto de lei 4367/2020, que propõe a implementação do 14º salário para aposentados, foi apresentado pelo Deputado Pompeo de Mattos. O plano é que esse bônus seja um valor adicional concedido por um período de dois anos, com o objetivo de ajudar na recuperação de perdas financeiras causadas pela pandemia.

Quem tem direito ao 14º salário?

Por meio dessa proposta, o 14º salário seria direcionado a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio-doença. No entanto, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e da Renda Mensal Vitalícia não estariam incluídos, tendo em vista que esses programas possuem um caráter assistencial.

Leia mais: ALERTA: Lula Fala sobre 14º Salário para Aposentados – Consulte as Informações Atualizadas!

O que falta para a aprovação do 14º salário dos aposentados?

A implementação do 14º salário para aposentados precisa passar pela votação na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e receber a sanção da Presidência da República.

Tratando-se de um projeto tão abrangente, a discussão tem causado atrasos e divergências entre os representantes parlamentares, fazendo com que o processo avance lentamente. A proposta já obteve aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família e na Comissão de Finanças e Tributação.

Leia mais: GRANA EXTRA foi CONFIRMADA para outubro com um novo valor e regras – Veja quem recebe

Atualmente, o projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, aguardando votação. Era esperado que essa fosse a última instância de avaliação, no entanto, o Deputado Tiago Mitraud solicitou que mais duas comissões fossem incluídas na análise do projeto.

O posicionamento do Governo Federal

O Ministro da Previdência, Carlos Lupi, informou que o pagamento do 14º salário aos aposentados não ocorrerá em 2023. A razão apresentada foi a falta de recursos orçamentários suficientes para tornar a proposta viável.

Leia mais: Lula vai pagar 14º Salário aos Aposentados INSS? Confira Agora as Últimas Notícias INSS

Além disso, segundo o ministro, mesmo com os recursos necessários, o pagamento não poderia ser efetivado, pois o projeto de lei não passou por todas as etapas de votação necessárias.

Veja também:

Pagamento do 14 salário dos aposentados. (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.