Duas grandes novidades para os beneficiários do INSS! Instituto Nacional de Seguro Social assinou um termo de compromisso na justiça, e planeja pagar um lote de grana extra para os ainda esse ano.
E ainda, acompanhe o caso de uma aposentada que conseguiu receber indenização após perceber descontos indevidos na sua folha de pagamento. Além disso, como nem tudo são flores, trazemos uma má notícia também para os beneficiários do INSS, que devem estar atento as próximas linhas para ficar a par dos seus direitos!
Contas de consumo vão aumentar
As contas vão ficar mais caras! Já prepare o seu bolso e o coração, pois a tarifa de energia elétrica vai aumentar devido à falta de chuvas, e as altas temperaturas que obrigam os brasileiros a manter o ar-condicionado ou ventilador sempre na tomada. A informação foi divulgada por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica.
A última vez que a bandeira esteve vermelha foi em agosto de 2021 durante uma crise hídrica. Assim, a tarifa aumenta em R$7,88 a cada 100 kWh. Para termos uma base, um consumo médio numa casa brasileira é de 150 a 200 kW, sem fazer o uso do ar condicionado que deixa tudo ainda mais caro.
De acordo com a Eneel, a escassez de chuvas que leva a uma baixa de cerca de 50% nos reservatórios de todo o país, em conjunto com as temperaturas superiores à média e histórica em todo o país, leva a necessidade de uso das termelétricas — cuja geração de energia é mais cara — sejam mais usadas que as hidroelétricas.
Por isso, você aposentado ou pensionista do INSS deve ficar atento ao consumo, pois a conta vai vir cara!
Nesse sentido, é válido relembrar que temos iniciativas como a Tarifa Social de Energia, voltada para famílias de baixa renda, que oferece descontos substanciais nas contas de luz. Para obter maiores informações quanto a iniciativa, clique aqui.
Aposentada consegue indenização
Agora falando sobre coisa boa! Uma aposentada do INSS consegue judicialmente uma indenização bem gorda, após processar o instituto por descontos indevidos na folha de pagamento! Assim, após ganhar por danos morais, a mesma recebeu o montante de R$10 mil em conta.
Você beneficiário do INSS que perceber os descontos no seu pagamento, e não sabem da onde os mesmos são, é possível atualmente pedir a restituição desses valores sem precisar ir à justiça.
Logicamente, indo, é possível receber valores até maiores, porém, nem todo mundo tem paciência para esperar os trâmites judiciais que sabemos que são bem lentos. Por isso, caso você tenha percebido o desconto, é possível solicitar a restituição, caso ainda não tenha o feito. Veja como clicando aqui.

Lote extra do INSS sendo pago
No início desse artigo mencionamos que o INSS assinou um termo de compromisso para realizar o pagamento de um lote extra. Ou seja, tem grana extra vindo aí!
Atém mesmo quem não está mais recebendo o benefício do INSS pode receber essa grana. O instituo planeja pagar 750 milhões em lote extra, proveniente da revisão do artigo 29!
Caso você não saiba o que é isso, o artigo 29, também conhecido como a revisão dos auxílios, é uma lei que estabeleceu como deve ser feito o cálculo de benefícios como aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-doença.
Se for identificado algum erro no cálculo original, o valor do benefício pode ser reajustado, podendo aumentar ou diminuir. A revisão se baseia na Lei 8.213/91, que estabeleceu que o INSS cometeu um erro ao calcular os benefícios entre os anos de 2002 e 2009.
Assim, quem tem o benefício ativo, a revisão será feita até o dia 31 de março de 2025, o pagamento será liberado até o dia 31 de maio de 2025. Para quem não recebe mais o benefício, e recebia na época, por exemplo, o auxílio-doença, vai receber até o dia 31 de dezembro de 2025.