O adicional de 25% aposentadoria por invalidez é um direito de quem recebe esse benefício do INSS. Porém, somente em algumas situações, pois, não são todos os aposentados por incapacidade que podem solicitar esse valor.
Para ter esse direito é necessário que o segurado comprove estar incapaz e que precisa de ajuda em sua rotina básica do dia a dia. Por exemplo, para tomar banho, se alimentar, locomover-se, etc. Portanto, somente nessa situação pode-se solicitar ao Instituto um adicional de 25% garantido pelo artigo 45 da Lei n.º 8.213/1991.
Confira quais as condições para ter o adicional de25% aposentadoria por invalidez. Veja também como solicitar esse valor.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Condições que dão direito ao adicional de 25% aposentadoria por invalidez

A condição principal para ter direito ao adicional de 25% aposentadoria por invalidez é o segurado necessitar de terceiros para suas atividades diárias. Mas a Previdência Social informa que existem 8 condições que permitem o benefício. Além disso, devemos ressaltar que o adicional de 25% concede-se somente aos aposentados por incapacidade permanente, portanto., outras aposentadorias e auxílios não possuem esse direito.
Leia mais: Chegou a nova carteirinha dos idosos para aposentados em 2023- Saiba como ter a sua!
O adicional 25% aposentadoria por invalidez solicita-se nos seguintes casos:
- Cegueira total;
- Paralisia dos dois braços ou pernas Perda das pernas, quando a prótese não for possível;
- Perda de um braço e uma perna, mas quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e dois pés, mesmo que a prótese seja possível;
- Perda de nove dedos da mão ou mais;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Alteração das faculdades mentais;
- Qualquer condição permanente que necessite de assistência frequente nas atividades diárias.
No entanto, antes de liberar o adicional, o INSS exige que a pessoa passe por uma perícia médica. Portanto, dependerá do supervisor da perícia médica a concessão do adicional.
Documentos necessários
Os documentos necessários para solicitar o adicional de 25% são:
Leia mais: Salários atrasados do INSS: Valor chega a R$ 1,9 bilhões – Consulte
- Número do CPF;
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Como solicitar esse valor?
A solicitação do adicional de 25% na aposentadoria por incapacidade permanente é pelo aplicativo Meu INSS ou site. Portanto, veja o passo a passo para entrar com o pedido:
Leia mais: Surpresa para os idosos: 8 benefícios extras estão disponíveis – Saiba como aproveitar!
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.