Um conhecido restaurante localizado em Itajaí, uma das cidades mais movimentadas do Litoral Norte de Santa Catarina, enfrentou recentemente uma severa interdição. O motivo? A descoberta de pombos sendo mantidos em condições inadequadas dentro das instalações da cozinha, fato que levantou uma série de preocupações sanitárias e regulamentações.
A Vigilância Sanitária, alertada por denúncias, prontamente realizou uma inspeção no estabelecimento. Lá, eles encontraram pombos vivos acomodados em caixas de papelão, um cenário nada apropriado para um ambiente que deve garantir a segurança alimentar dos consumidores. Essa descoberta foi apenas o início de um caso que vem preocupando a comunidade local.

Pombos no centro de Florianópolis (imagem ilustrativa) — Foto: Tiago Ghizoni/Arquivo NSC
Como foram encontrados os pombos no local?
Segundo relatos da prefeitura, não havia sinais de que os pombos fossem utilizados na preparação de alimentos, mas, mesmo assim, o impacto negativo para a higiene do restaurante é inquestionável. A proprietária do estabelecimento defendeu-se alegando que os pombos eram animais de estimação e negou qualquer uso dos mesmos na cozinha.
Pode um estabelecimento manter animais onde alimentos são preparados?
A resposta é categoricamente não. De acordo com as normas de vigilância sanitária, manter qualquer tipo de animal na área de preparação de alimentos é motivo suficiente para interdição. “Infelizmente, não é a primeira vez que nos deparamos com casos assim. Já recebemos denúncias envolvendo outros animais, como gatos e cachorros, que também eram mantidos nos locais onde alimentos eram manuseados”, explicou um representante da Vigilância Sanitária em nota oficial.
Quais foram as consequências para o restaurante?
Após a constatação das irregularidades, todas as refeições que estavam prontas para consumo no restaurante foram descartadas. Além disso, um auto de infração foi emitido para o estabelecimento, que agora enfrenta um período de interdição. Para que possa reabrir, o restaurante terá que atender a uma série de exigências sanitárias, garantindo que nenhuma outra irregularidade ocorra.
A situação levantou um alerta para outros estabelecimentos na região de Itajaí. A Vigilância Sanitária enfatizou a importância de seguir as regulamentações de higiene e segurança alimentar. Enquanto isso, a comunidade aguarda uma resolução para este caso curioso e preocupante envolvendo pombos dentro de um espaço gastronômico.