Em 2023, o Governo federal liberou a emissão da carteira do idoso. Esse documento, por sua vez, foi criado para dar mais segurança aos idosos, pessoas com mais de 60 anos, além de garantir direitos já previstos no Estatuto do Idoso e na Constituição Federal.
Então, veja a seguir tudo sobre como funciona a carteira do idoso. Leia na íntegra!
Aprenda como funciona a carteira do idoso

Em síntese, a carteira do idoso é um documento que comprova a renda da pessoa com mais de 60 anos para ter acesso à gratuidade no transporte entre estados e garantir descontos na compra de passagens para viagens.
Leia em seguida: Aposentadoria pelo INSS: Mudanças nas Regras a Partir de 2024 – Saiba Mais!
Por sua vez, ela também funciona como um benefício social garantido pela Lei 10.741/03 com validade de 2 anos e, para ter acesso, no entanto, é preciso comprovar renda inferior ou igual a dois salários mínimos, conforme valor vigente no Brasil.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Dados inseridos na carteira
Em se tratando da carteira do idoso, as informações presentes são os dados pessoais como nome completo, data de nascimento, RG, CPF e NIS; QR Code ou código alfanumérico. Data de expedição do documento e a Validade de até 2 anos da carteira.
Leia em seguida: SAIBA MAIS: Suspensão de Pagamentos a Aposentados em Determinados Locais do Brasil
No entanto, se o idoso precisar viajar e ainda estiver sem a carteirinha, é possível emitir de imediato na rodoviária. Basta apresentar comprovante de renda e documento pessoal com foto. E assim, o documento impresso será expedido.
Leia em seguida: INSS Informa: Novo Golpe Relacionado à Prova de Vida – Esteja Alerta!
Essa carteirinha tem a validade de 2 anos. Por se tratar do Cadastro Único (CadÚnico) que também precisa ser atualizado a cada 2 anos. E assim, ao término desse período, deve-se proceder à sua renovação para seguir garantindo todas as vantagens.
Descubra as vantagens da carteira do idoso
Entre as garantias se destacam os descontos em Eventos Culturais, que podem chegar a 50%; possibilidade de utilizar o transporte público de maneira gratuita; descontos em restaurantes, farmácias e uma ampla variedade de estabelecimentos.
Leia em seguida: CONFIRA: BPC LOAS Oferece Empréstimo sem Juros e Bônus – Saiba Mais
No Brasil, qualquer pessoa com mais de 60 anos tem direito a vários benefícios já garantidos pelo Estatuto do Idoso, ainda que não tenha solicitado a carteirinha. Por essa razão, a carteira do idoso funciona como uma espécie de identidade da pessoa.
Aprenda como solicitar a carteira do idoso
Embora muitos idosos queiram conquistar a independência, isso nem sempre é uma tarefa fácil. Por essa razão, a carteira do idoso foi criada para dar a tão sonhada independência, além de trazer comodidade e praticidade para as pessoas com mais de 60 anos. Veja a seguir como solicitar.
Leia em seguida: Nova Lei de Diretrizes Orçamentárias é aprovada com salário menor que o esperado; Confira!
Em primeiro lugar, acesse o site Gov.br. Em seguida clique na opção “serviços”. Depois disso, selecione “carteira da pessoa idosa”. Na tela seguinte, clique em “emitir carteira”. Confirme o nome da mãe da pessoa que está emitindo a nova carteirinha do idoso. Informe seu nome e a data de nascimento;
Para finalizar, clique em “emitir carteira”. É possível imprimir ou salvar o documento em seu celular.
Leia em seguida: Salário dos Aposentados em 2024 vai aumentar? Conheça Novos Valores Anunciados AQUI
Destaca-se que, a carteira do idoso funciona como uma identidade da pessoa idosa. E assim, qualquer problema, basta consultar a carteira, inclusive, utiliza-se também para viagens. Continue no Jornal JF para mais notícias para idosos!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!