Desejo dos beneficiários, o recebimento do 14º salário pelo INSS tem conquistado a atenção de milhões de pessoas. Trata-se de um abono extra, um valor adicional que vai além dos salários mensais e do 13º já conhecido. No entanto, até o momento, o projeto não foi implementado para efetuar os pagamentos. Por conta disso, diversos bancos têm tomado a iniciativa de oferecer antecipações aos beneficiados. Para saber mais sobre essa questão, continue lendo.
14º salário INSS

Em primeiro lugar, é importante discutir o funcionamento do projeto do 14º salário do INSS. Esse plano tem o propósito de conceder um valor adicional aos beneficiários do INSS ao longo de dois anos. O objetivo central é auxiliar financeiramente esse grupo que, em algumas ocasiões, enfrenta obstáculos para suprir suas necessidades essenciais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O projeto de lei 4367/2020, apresentado pelo Deputado Pompeo de Mattos, traz uma proposta de pagamento que se encontra atualmente em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, aguardando a respectiva votação.
Para ser aprovado, o projeto ainda deve passar pelo crivo da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, além de uma comissão mista que será formada em breve.
Antecipação do 14º salário do INSS
Como já discutido, a autorização para o pagamento do 14º salário pelo INSS ainda não foi confirmada. Isto significa que o Governo Federal não efetuou os repasses. Para que esse cenário se altere, é imprescindível a aprovação do projeto de lei.
Leia mais: Vitória dos Aposentados: Justiça Libera R$ 1,7 Bilhões em Atrasados do INSS!
Entretanto, os bancos já estão adiantando o abono, que na realidade corresponde a um empréstimo. Isto é, algumas instituições financeiras estão utilizando o abono como chamariz para liberar uma linha de crédito e atrair clientes para contratação. Contudo, é fundamental compreender que a operação é, de fato, um empréstimo.
Vale a pena antecipar o 14º?
Antecipar esse tipo de empréstimo concedido por instituições bancárias normalmente implica em juros elevados. Assim, inicialmente, essa ação pode não ser vantajosa, principalmente quando usada para pagar dívidas ou despesas diárias. É importante salientar o risco de acumular dívidas devido às taxas elevadas.
Leia mais: INSS URGENTE: Pensão por morte pode acabar logo – Veja lista
É importante lembrar que o pagamento do 14º salário do INSS, caso seja aprovado, não exigirá devolução ou taxa adicional. Os recursos serão providos pelo orçamento público. Além disso, caso o beneficiário necessite de empréstimo, é possível buscar opções com taxas mais baratas.
Os beneficiários do INSS podem contratar o empréstimo consignado, que é a modalidade mais barata existente atualmente.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!