Com o pagamento do último lote de restituição feito hoje, a Receita Federal abre a temporada de caça aos erros que levaram 1,4 milhão de declarações para a malha fiscal – a popular malha fina – do Imposto de Renda 2024. Entre os erros mais frequentes, as deduções com despesas médicas despontam como o principal problema encontrado nas declarações retidas.
São várias as razões pelas quais uma declaração pode ser retida. Para ajudar você a entender melhor, a seguir detalhamos os principais motivos e explicamos passo a passo como verificar se sua declaração está na malha fina, além de como corrigir possíveis erros.
Principais Motivos de Retenção em Malha Fiscal
Abaixo estão os principais motivos pelos quais as declarações são retidas pela Receita Federal:
- Deduções: As despesas médicas são responsáveis por 51,6% das retenções.
- Omissão de rendimentos: Inclui rendimentos não declarados pelos titulares ou dependentes (27,8%).
- Diferenças no Imposto Retido na Fonte (IRRF): Divergências entre os valores declarados pelos contribuintes e os informados pelas fontes pagadoras na Dirf (9,4%).
- Deduções de incentivo: Incluem doações a fundos de apoio à criança, adolescente e idoso, esporte, cultura, e doações feitas no mesmo ano da entrega da DIRPF (2,7%).
- Rendimentos Recebidos Acumuladamente: Diferenças entre as informações declaradas e as fornecidas pelos responsáveis pelo pagamento de rendimentos na Dirf (1,6%).
- Imposto de Renda pago durante o ano de 2023: Divergências entre o valor de imposto pago declarado na DIRPF e os valores registrados nas bases da Receita Federal (1,1%).
Como Saber se Caiu na Malha Fina?
Para verificar se você caiu na malha fina do Imposto de Renda 2024, o contribuinte precisa consultar o status da sua declaração e descobrir qual a pendência no site Meu Imposto de Renda ou no portal e-Cac, o site de atendimento virtual da Receita Federal.
O login deve ser feito com uma conta Gov.br de nível prata ou ouro, pois o login via código de acesso foi extinto. Depois de logado, o contribuinte deve clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. A tela seguinte mostrará o status do processo de declaração 2024. Do lado direito, escolha o item “Pendências de Malha” para verificar se a sua declaração está retida e qual é o motivo.
Como Cair na Malha Fina do Imposto de Renda?
A malha fina acontece quando a Receita Federal cruza dados de diversas fontes (empresas, trabalhadores, médicos, outros prestadores de serviço) e encontra inconsistências. Às vezes, pode ser apenas um detalhe, como um engano ao preencher a declaração ou omissão de um dado.
Outro problema comum é a declaração de valores de despesas de saúde, que costumam ser dedutíveis. Seja qual for o erro, ainda há a possibilidade de correção.
Como Sair da Malha Fina?
No e-Cac, a Receita detalha onde está o erro na declaração. Corrigindo a pendência, basta enviar uma declaração retificadora online, pelo Programa Gerador da Declaração ou pelo aplicativo. Para isso, a declaração original não pode estar em processo de fiscalização e o contribuinte não deve ter agendado atendimento na Receita Federal.
Passo a Passo para Retificar a Declaração
- Abrir o programa da declaração original e escolher a opção “Declaração Retificadora”.
- Informar o número do recibo da declaração a ser retificada.
- Mudar a informação que deve ser corrigida.
- Entregar a declaração retificadora da mesma forma que enviou a declaração original.
É importante lembrar que, após o fim do período de entrega do Imposto de Renda, não é possível mudar o modelo da declaração, de completo para simplificado ou vice-versa. Portanto, é necessário optar por um dos modelos sem saber qual é, de fato, mais vantajoso. Após a inclusão de todos os dados, o programa gerador da declaração indicará em qual modelo a pessoa paga menos impostos.