Confira 5 motivos que podem fazer o INSS cortar o seu benefício em 2023. Veja em seguida mais informação e saiba como se prevenir:
Muitos beneficiários da Previdência Social, podem se deparar com o seu benefício suspenso. Contudo, existem formas a serem adotadas para evitar dor de cabeça.
Afinal, existem procedimentos adotados com frequência que pode interromper ou cancelar os pagamentos. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal JF pelo WhatsApp
INSS: programa de revisão de benefícios
O programa de revisão de benefício tem o propósito de localizar os benefícios irregulares ou fraudados. Se tratando do principal procedimento que gera a suspensão dos pagamentos. Nesse sentido, se trata da chamada operação pente-fino, desenvolvida para suspender os benefícios indevidos.
Em relação aos benefícios por incapacidade, o INSS pode suspender os pagamentos por meio do pente-fino, para que o segurado passe por uma reavaliação da condição de saúde. Entre outros motivos que você confere a seguir.
Leia em seguida: Aposentadoria por Invalidez: Quem tem direito e como solicitar?
1 – Falta de prova de vida
Por falta de prova de vida, pode acontecer a suspensão ou cancelamentos dos benefícios previdenciários como, por exemplo, aposentadoria e pensão por morte.
Isso porque, mesmo que desde o mês de janeiro tenha se tornado automática, feita por meio do cruzamento de dados, alguns beneficiários podem ser notificados caso não sejam localizadas informações suas na base de dados do governo federal.
Leia em seguida: Auxílio Doença do INSS: Quem tem direito e como solicitar?
Desse modo, deixando de fazer o procedimento o benefício pode ficar suspenso ou até mesmo ser cancelado, caso a situação não seja regularizada. No entanto, o órgão deve buscar meios que evitem o segurado sair de cada, para comprovar estar vivo.
2 – Pente-fino
Caso o segurado seja notificado pelo INSS precisando cumprir uma determina exigência e deixar de entregar os documentos solicitados.
Ou então, não comparecer na agência, pode ter seu benefício suspenso. Por isso, ao receber uma notificação por carta, por exemplo, agenda um horário de atendimento para a unidade mais próxima.
Leia em seguida: Revisão da Vida Toda do INSS está ameaçada? Entenda
O agendamento pode ocorrer pela Central de Atendimento, telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ou pelo site/aplicativo Meu INSS. Mas atenção, decorrido o prazo mencionado pelo órgão, o benefício pode ficar suspenso.
3 – Não sacar o benefício
Os beneficiários que deixarem de fazer o saque do seu benefício, pode sinalizar para o INSS que o titular faleceu. Sendo assim, o órgão por precaução, pode fazer a suspensão do benefício, se deixar de movimentar o dinheiro na conta por mais de dois meses.
Leia em seguida: Como emitir extrato de Empréstimo Consignado? Confira
4 – Faltar na perícia
A perícia é a porta de entrada para receber um benefício por incapacidade como, por exemplo, o auxílio-doença. Nesse caso, aquele que esteja recebendo esse benefício e precise prorrogar caso ainda não esteja com capacidade de trabalhar.
Entretanto, o INSS, pode solicitar a perícia para a pessoa, como parte do programa de revisão de benefícios, conhecido como pente-fino.
Leia em seguida: Atenção: Notícia TRISTE para aposentados; Saiba o que aconteceu
Consequentemente, se a pessoa deixar de marcar a perícia em caso de convocação ou deixar de comparecer em caso de agendamento, ela vai ter seu benefício suspenso.
5 – Recusar a reabilitação
Aqueles segurados que estejam em gozo de um benefício por incapacidade, temporária ou permanente, o INSS pode indicar a reabilitação profissional, se durante a perícia, o médico perito verifique condições. Para poder retornar ao mercado de trabalho. Dessa forma, se o segurado se negar, o benefício pode ser suspenso.
Leia em seguida: Oficial: INSS confirma novo valor para piso de pagamentos de aposentados; Confira
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!