Diante das recentes calamidades que afetaram o Rio Grande do Sul, o INSS está tomando medidas para oferecer suporte previdenciário aos desabrigados na região. Com a necessidade urgente de assistência, a instituição está agilizando a concessão de benefícios e pagamentos atrasados para garantir que aqueles que foram severamente impactados pelas enchentes tenham acesso rápido aos recursos essenciais.
Esta iniciativa é parte de um esforço mais amplo para aliviar o sofrimento das comunidades afetadas e proporcionar estabilidade financeira em um momento crítico.
Serviços do INSS para Desabrigados do Rio Grande do Sul

Os serviços mais procurados incluem esclarecimentos sobre processos previdenciários, solicitações de andamento de benefícios, priorização de tarefas pelo Serviço de Gerenciamento de Benefícios, e emissão da Senha Gov.br. Esses atendimentos começaram em 27 de maio e continuarão até 27 de junho, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Atualmente, a Prefeitura de Porto Alegre estima que cerca de 9,8 mil pessoas estejam desabrigadas, vivendo em locais administrados pelo Executivo em colaboração com entidades parceiras e voluntários. Para atender a essa população, representantes do INSS estão visitando vários abrigos na capital, fornecendo informações sobre serviços e benefícios previdenciários através do projeto “INSS ao Seu Lado”.
A mesma iniciativa foi estendida para cidades do interior do estado afetadas pelas enchentes. Em Novo Hamburgo, no abrigo da Fenac, servidores do INSS realizam atendimento presencial duas vezes por semana, além de oferecer suporte on-line.
Essas atividades são conduzidas em parceria com diversos órgãos e entidades no centro cívico criado no local, uma iniciativa do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. No centro cívico, atuam representantes da Polícia Civil, Defensoria Pública, Justiça do Trabalho, OAB e Caixa Econômica Federal.
Em Encantado, equipes do INSS visitaram oito abrigos e duas comunidades, fornecendo informações e orientações para cerca de 200 pessoas desabrigadas.
Agências do INSS
As enchentes que levaram o Rio Grande do Sul a declarar estado de calamidade pública causaram graves danos a diversas Agências da Previdência Social (APS). Nas últimas semanas, a Divisão de Engenharia e Patrimônio Imobiliário da Superintendência Regional Sul realizou visitas técnicas às unidades nos municípios de Cachoeirinha, Lajeado e São Leopoldo.
Em Cachoeirinha e São Leopoldo, a equipe sugeriu a locação de novos imóveis. Para a APS de Lajeado, a previsão é que a recuperação do prédio seja concluída em um período de quatro a seis meses.
Ajuda aos servidores da Previdência
O INSS criou o Gabinete de Solidariedade para apoiar servidores ativos, inativos, terceirizados e estagiários prejudicados pelas enchentes em vários municípios do Rio Grande do Sul.
Itens como alimentos, água, roupas, produtos de higiene e limpeza, colchões e cobertores foram arrecadados e distribuídos a cerca de 100 trabalhadores cujas casas foram afetadas pelas inundações.