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Início INSS

URGENTE: INSS emite alerta- Regras para solicitação de benefício mudaram e pode impactar para os segurados

Mariela Nascimento Por Mariela Nascimento
julho 19, 2024
Em INSS
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As alterações postas em vigor pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) impactam diretamente as regras para os que necessitam solicitar o auxílio-doença! Confira a seguir o que mudou na prática e como isso afeta os beneficiários. 

Mudanças nas regras do auxílio-doença

Como vimos acima, as mudanças implementadas afetam diretamente as regras para solicitação do benefício por incapacidade, conhecido popularmente como auxílio-doença. As mudanças em vigor exigem maior atenção por parte dos segurados ao solicitar a prorrogação do pagamento do benefício. 

Antes, não era preciso solicitar a prorrogação do benefício, pois o mesmo ocorria de maneira automática em determinados casos, o que mudou após a divulgação de novas diretrizes do INSS. 

Assim, o processo atual exige a solicitação explícita do segurado, que deve ocorrer em um prazo específico. O que leva a uma alteração significativa na forma como os segurados interagem com o sistema de seguridade social.

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Quando e como solicitar a prorrogação do benefício?

Atualmente, os segurados que não estiverem aptos a voltar ao trabalho devem se atentar ao prazo de 15 dias antes do término do benefício para solicitar a prorrogação do mesmo. 

Perder o prazo leva a cessação temporária do benefício até que a situação seja regularizada, levando a transtornos indesejados ao trabalhador.

Os detalhes das novas regras do INSS

INSS muda regras para solicitar auxílio-doença!
INSS muda regras para solicitar auxílio-doença! (Fonte: Edição / Jornal JF)

Após enviar o pedido de prorrogação, o INSS tem determinados prazos para a realização da perícia médica. Se está for marcada em um prazo de 30 dias, a marcação será de acordo com a data de cessação prevista. 

No entanto, se acaso não for possível realizar a perícia médica dentre desse período, o benefício será prorrogado automaticamente por mais 30 dias, sem necessidade de avaliação imediata.

O que acontece após a avaliação médica?

Se a avaliação médica determinar que o segurado pode voltar ao mercado de trabalho, ele deve solicitar a cessação do benefício pelas diferentes maneiras disponíveis: usando o app ou portal Meu INSS, por meio de uma ligação para o número 135, ou presencialmente em uma agência da Previdência Social (APS). 

As opções proporcionam flexibilidade de facilitam o acesso a serviços que atendem as diferentes necessidades dos usuários. Vale ressaltar que para ter acesso ao benefício por incapacidade temporária, o trabalhador deve comprovar a sua condição e ter a qualidade de segurado. 

A comprovação ocorrer através da perícia médica ou, em determinadas situações, com uso de análise documental quando presencialmente não é possível. 

Quanto tempo dura o auxílio por incapacidade temporária?

Por fim, o auxílio por incapacidade temporária, ou auxílio-doença, só começa a ser pago quando o trabalhador se encontra com enfermidades maiores que 120 dias de descanso, prorrogável por mais 120 dias ou quantas vezes o segurado permanecer impossibilitado de voltar ao trabalho.

Caso a condição se mostre permanente, o mesmo deverá entrar com um pedido de aposentadoria por invalidez, isso se estiver em conformidade com as regras definidas pelo INSS. 

Para ter direito ao auxílio por incapacidade temporária, o trabalhador deve atender a determinados requisitos, tais como:

  • Estar afastado do trabalho por mais de 15 dias consecutivos
  • Ter qualidade de segurado do INSS, ou seja, estar contribuindo para a previdência social 
  • Comprovar por meio de laudos e exames médicos que está incapacitado temporariamente para o trabalho
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