Recentemente, circulou nas redes sociais a notícia sobre uma suposta antecipação geral no calendário de pagamentos de aposentadorias e pensões do INSS no Brasil. Entretanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que essa mudança no calendário de pagamentos não se aplica de forma ampla a todos os beneficiários, sendo restrita apenas a alguns beneficiários do INSS. Confira quem são.
Antecipação de aposentadoria do INSS no Brasil

Em razão do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o INSS irá antecipar os pagamentos para os beneficiários dessa região, garantindo que recebam seus valores no primeiro dia do calendário, em 24 de junho. Essa medida será mantida até que o estado de calamidade seja oficialmente encerrado.
A antecipação do calendário de pagamentos permanecerá válida para os beneficiários residentes no Rio Grande do Sul até que o estado de calamidade pública seja oficialmente encerrado.
O Estado entrou em estado de calamidade pública após sofrer com as grandes enchentes que deixaram várias cidades cobertas pela água. Os aposentados e pensionistas de outras regiões continuarão a seguir o calendário regular de pagamentos estabelecido.
Calendário continua normal para o restante dos Beneficiários
Os aposentados e pensionistas das demais regiões seguirão o calendário regular de pagamentos. Entre os dias 24 de junho e 5 de julho, serão pagos os benefícios de até um salário mínimo (R$ 1.412), conforme o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador.
Os beneficiários com Número de benefício (NB) final 1 serão os primeiros a receber, seguindo a ordem crescente dos dígitos finais nos dias úteis. Já os pagamentos para quem recebe acima do salário mínimo nacional ocorrerão de 1º a 5 de julho, também seguindo a ordem do número final do benefício, com dois grupos sendo pagos por dia, começando pelos dígitos finais 1 e 6.
Consulta dos pagamentos do INSS
Os segurados podem verificar os valores e detalhes dos pagamentos acessando o site Meu INSS. Após fazer login, basta selecionar o serviço “Extrato de Pagamento” para consultar todas as informações necessárias.
A mesma consulta está disponível no aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Para aqueles sem acesso à internet, é possível realizar a consulta pelo telefone, ligando para a Central 135.
Ao entrar em contato, é importante informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para garantir a segurança do processo. Você pode entrar em contato de segunda a sábado, das 7 da manhã às 10 da noite.
Atualmente, o INSS realiza o pagamento mensal de 39,9 milhões de benefícios, assegurando que todos os aposentados e pensionistas recebam seus valores de maneira organizada e segura.
Calendário de Pagamentos do INSS 2024
O calendário de pagamentos dos benefícios previdenciários para o ano de 2024 já foi divulgado pelo INSS. Os pagamentos são organizados de acordo com o número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador. Dessa forma, confira a seguir o calendário oficial de pagamentos do INSS com as datas para 2024:
