Está sabendo da última novidade de 2024? Talvez não tenham te contado ainda, mas, já está em vigor a nova carteira de identidade nacional, que promete facilitar a vida dos cidadãos unificando diversos documentos em um só!
A mudança é extremamente importante, e caso você ainda não tenha ficado sabendo sobre como essa mudança ocorrerá, fica tranquilo, pois a seguir, iremos te passar todas as informações.
Nova carteira de identidade para idosos!

Faz pouco tempo que o governo anunciou a necessidade de adotar a nova carteira de identidade para idoso. O documento, como vimos anteriormente, irá unificar dezenas de outros, como o número do CPF, carteira de vacinação, CNH, título de eleitor ou reservista militar.
O intuito é unificar o documento em todas as unidades da federação, ou seja, ele será válido em todo o país. Além disso, ele não irá mais contar com o campo sexo nem a distinção entre os campos nome e nome social. Para solicitar o seu, basta reunir todos os documentos pessoais.
O motivo para a emissão é a necessidade de unificar o novo RG e o CPF, tendo apenas o CPF como documento para identificação do cidadão. Acontece que, ante, com o RG, qualquer pessoa poderia criar um por estado.
Por isso, a intenção do governo é gerar apenas um CPF que servirá em todo o território nacional, diminuindo, assim, a probabilidade de fraudes.
Detalhes da nova carteira de identidade
Além das informações que estarão presentes no documento atualmente, a nova carteira de identidade estará disponível nas versões física e digital, bastando apresentar um QR code para verificar a autenticidade do documento, ainda que o cidadão esteja sem internet na rua.
A nova carteira de identidade para idosos também contará com um código de padrão internacional, assim como o passaporte, o que possibilitará o uso do documento para viagens.
Como emitir a carteira de identidade
Para emissão do novo documento, basta se locomover até o órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento. As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal, e de cada estado, serão as responsáveis por disponibilizar o documento.
Além isso, o novo RG é gratuito, assim, a troca do documento antigo pela nova carteira de identidade, bem como a emissão da primeira via desse documento será gratuita! Infelizmente, não é possível emitir o documento pela internet. Online, é possível realizar apenas o agendamento para emissão presencial.
Aliás, somente após emitir o RG físico, é possível solicitar o RG digital através do app gov.br, o tempo de emissão varia entre 5 e 45 dias úteis a depender da região. Em São Paulo, o documento fica pronto em até 10 dias úteis, já no Rio de Janeiro o prazo é de 7 dias úteis. Você deve procurar saber qual o prazo da expedição do documento na sua região, caso deseje.
Vale ressaltar que a segunda via deste documento está sujeita a taxa que varia de estado para estado. Mas, dependendo do caso, será possível reemitir de graça.