Nos últimos dias, o Governo Federal foi alertado sobre um novo golpe que está afetando diretamente famílias inscritas no Programa Bolsa Família. Para garantir a segurança dos beneficiários, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) emitiu orientações detalhadas para evitar que mais pessoas sejam prejudicadas.
Os criminosos estão utilizando mensagens de texto para enganar os beneficiários, direcionando-os para links fraudulentos com o objetivo de roubar informações sensíveis. Ao clicar no link, os dados do usuário ficam expostos, comprometendo tanto informações bancárias quanto o acesso ao benefício.
Como Funciona o Golpe do Bolsa Família?

O MDS identificou que esse novo golpe está impactando diversas famílias que dependem do Bolsa Família. As vítimas recebem mensagens SMS com links que parecem legítimos, porém, são na verdade maliciosos e destinados ao roubo de dados.
- Beneficiários recebem uma mensagem SMS contendo um link malicioso.
- Ao clicar no link, os criminosos obtêm acesso a dados pessoais e bancários.
- O acesso permite que os golpistas realizem saques dos benefícios de forma indevida.
- As vítimas geralmente percebem o golpe apenas após o saque do benefício.
O Que Fazer se Você Cair no Golpe do Bolsa Família?
Se você foi vítima deste golpe, o MDS recomenda que você siga os seguintes passos para solucionar o problema e evitar futuros prejuízos:
- Dirija-se imediatamente a uma agência da Caixa Econômica Federal com seu CPF e um documento de identificação válido.
- Acesse sua conta através do aplicativo CAIXA TEM.
- No aplicativo, vá até a seção “ajustes” e selecione a opção “contestar transação”.
- Responda todas as perguntas de segurança que forem solicitadas.
- Aguarde uma resposta da Caixa Econômica Federal em até 10 dias úteis.
- Se necessário, entre em contato pelo SAC da Caixa através do número 0800 726 0101.
Como Evitar Cair no Golpe do Bolsa Família?
Para proteger mais famílias desse tipo de golpe, o MDS enfatiza que o Bolsa Família não envia SMS com links. Toda comunicação oficial do programa é feita através de extratos bancários e pelo aplicativo oficial do Programa Bolsa Família.
Em situações especiais que necessitem o envio de mensagens SMS ou WhatsApp, o MDS avisa previamente aos estados e municípios por meio dos canais oficiais e sempre com o nome do programa verificado.
- Desconfie de qualquer SMS contendo links, mesmo que pareça oficial.
- Verifique sempre os canais oficiais antes de tomar qualquer ação.
- Saiba que o Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas.
Quais Outras Fraudes Afetam Beneficiários do Bolsa Família?
Além do golpe por SMS, outros tipos de fraudes também têm sido relatados, como ligações telefônicas falsas, aplicativos falsos e até visitas presenciais de pessoas se passando por agentes do governo. Todos esses métodos visam obter informações pessoais para roubar os benefícios das vítimas.
Para garantir a segurança dos seus dados e benefícios, mantenha-se atento e siga as orientações fornecidas pelo MDS. O Ministério está comprometido em proteger e informar as famílias brasileiras contra qualquer tipo de fraude.