O cenário econômico brasileiro está novamente em foco nesta semana com a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve manter a taxa Selic em 10,50%. A decisão oficial está prevista para ser anunciada na quarta-feira, 31.
Atualmente, a maior parte do mercado financeiro aposta na manutenção dos juros, conforme orientação fornecida pelo Banco Central em sua última reunião, que teve uma decisão unânime pela manutenção da taxa Selic. Raphael Vieira, co-head de Investimentos da Arton Advisors, afirma que “nossa expectativa é que o Copom mantenha a taxa Selic em 10,50% ao ano. Esse patamar deve permanecer até o final de 2024”.
Copom e a Manutenção da Taxa Selic

Para a reunião desta semana, o ponto crucial será o comunicado que acompanha a decisão, o qual deverá trazer uma visão mais clara do Banco Central sobre o cenário econômico atual. Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research, destaca que “o mais importante será o comunicado, pois esclarecerá a visão do Banco Central sobre o cenário econômico atual”.
O Que Podemos Esperar da Reunião do Copom?
A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) também prevê que a taxa Selic se mantenha em 10,50% até o fim do ano. Além disso, há a expectativa de uma redução para 9,5% ao fim de 2025. Esta sequência de decisões é vista como um esforço para controlar a inflação enquanto se tenta não sufocar o crescimento econômico.
E a Reunião do Fed?
Nesta mesma semana, o banco central americano, o Fed, também se reúne. Essa coincidência de datas é conhecida como Super Quarta. Na última reunião realizada em 12 de junho, o Fed decidiu manter a taxa de juros entre 5,25% e 5,50% ao ano, patamar no qual a taxa tem se mantido desde o segundo semestre de 2023.
Há uma expectativa de que a taxa de juros americana também se mantenha estável até setembro deste ano. Gustavo Sung, da Suno Research, acrescenta que “a perspectiva é de que veremos uma mudança de comunicação na reunião de setembro, com uma possível sinalização de um afrouxamento monetário no quarto trimestre deste ano”.
Inflação: Um Fator Crucial
Outro ponto importante é a inflação. A atualização do Boletim Focus, divulgado na manhã de segunda-feira, 29, mostrou que os analistas consultados pelo Banco Central aumentaram suas projeções para a inflação deste ano e do próximo. A projeção de alta para o IPCA em 2024 é agora de 4,10%, com a ABBC prevendo uma projeção de 4,2%.
Essas atualizações nas projeções de inflação reforçam a importância das decisões políticas e econômicas tomadas pelo Copom e outros bancos centrais globais em seus respectivos esforços para equilibrar crescimento econômico e controle inflacionário.
- Reunião do Copom: 31 de julho
- Taxa Selic esperada: 10,50%
- Reunião do Fed: mesma semana
- Expectativa do mercado: manutenção das taxas
O cenário econômico continua dinâmico e as decisões tomadas nesta Super Quarta terão impactos significativos, não apenas no Brasil, mas também em mercados internacionais.