Péssima notícia para os aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC/Loas relacionada ao consignado do INSS! Você ficará proibido de realizar empréstimo consignado! Neste conteúdo iremos entender o motivo da proibição dos empréstimos consignados para os beneficiários da Previdência Social. É importante estar atento as informações a seguir para entender o que está acontecendo.
Empréstimo consignado será proibido para os beneficiários da Previdência!
Ao longo dos anos, mais margem vem sendo liberada aos aposentados, e pelo menos nesse ano, um movimento positivo se vê em prol dos beneficiários do INSS por meio da redução nas taxas de juros.
Assim, com a redução da taxa Selic, os bancos são obrigados a reajustar as suas taxas para o piso determinado pelo Governo, atualmente em 1,68%. O movimento é de grande relevância a quem precisa de dinheiro urgente.

Porém, existe uma lei que não beneficia a todos, a mesma determina que a pessoa recém aposentada teria o benefício bloqueado para consignado por 90 dias! Antes dessa lei, assim que um aposentado tinha acesso ao benefício, era assediado por diversas instituições financeiras querendo vender empréstimo.
Atualmente isso ainda acontece com os beneficiários que já recebem o salário há mais de um ano. Por isso, quem está cansado desse assédio, pode, por exemplo, mudar sua conta para conta poupança em outra instituição bancária!
Muitos beneficiários estão fazendo isso, e se veem livre da chateação de ficar o tempo todo negando um consignado novo. Vale ressaltar que o movimento geral um bloqueio automático para realização de consignado por 60 dias.
Aposentados não podem solicitar empréstimo
Sem mais delongas, a péssima notícia com a qual os beneficiários devem se preocupar provém de uma nova normativa, colocada como uma espécie de leilão. Não sei se você sabe disso, mas a folha de pagamento do INSS é leiloada.
O movimento serve para determinar qual banco vai pagar a folha. Assim, vários bancos como BMG, Banco do Brasil, Crefisa, Caixa, dentre outros entraram na disputa.
Assim, os beneficiários do INSS, quando recém se aposentar, não poderão realizar empréstimo consignado durante 90 dias, a não ser que a solicitação ocorra no banco em que eles recebem. Somente esse banco conseguirá conceder valores aos beneficiários.
Como liberar o consignado?
Por fim, após 90 dias os aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC poderão realizar o desbloqueio manual do benefício para solicitação de empréstimo, independente da instituição financeira, por meio do Meu INSS!
O procedimento também pode ser realizado através da Central Telefônica 135. Segundo correspondentes bancários, a medida trouxe prejuízo para mais de 400 mil profissionais. Para realizar o desbloqueio do empréstimo é bem simples, a solicitação pode ocorrer tanto pelo site como pelo aplicativo Meu INSS, acessando com o CPF e a senha cadastrada.
Para realizar a solicitação basta seguir o passo a passo:
- Acesse o portal Meu INSS com sua conta gov.br. Confira se o seu benefício está bloqueado para empréstimo. Se estiver, clique em “Do que você precisa?”.
- Em seguida, digite “Desbloqueio de benefício para Empréstimo Consignado” e selecione a primeira opção.
- Verifique se o seu benefício está ativo. Depois, clique na seta.
- Se o benefício estiver bloqueado, clique no botão “Avançar”.
- Verifique se você NÃO se enquadra em nenhuma das situações descritas. Se estiver tudo certo, clique em ”Avançar”.
- Para fazer o desbloqueio, você precisa inserir a documentação necessária em formato digital (PDF).
- Preencha o formulário completo de dados do requerente e clique em ”Avançar”.