O governo federal estima que em 2025 serão pagos R$ 70,7 bilhões em precatórios. Nesse montante, estão incluídos aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Esses beneficiários receberão R$ 21,2 bilhões, o que corresponde a 30% do total a ser pago. Continue a leitura para descobrir os valores dos precatórios de 2025 e como consultar o seu recebimento.
Valores serão pagos em 2025

Os valores que serão pagos no ano de 2025 são referentes a precatórios do INSS. Precatórios são dívidas judiciais da União superiores a 60 salários mínimos. O pagamento desses valores é determinado por leis brasileiras e é devido após uma condenação judicial definitiva.
Leia mais: Aposentadoria por Invalidez: Regras e Procedimentos para Requerer o Benefício
Os valores previstos para 2025 referem-se a ações cuja ordem de pagamento foi emitida pelo juiz entre 3 de abril de 2023 e 2 de abril de 2024. Ao todo, mais de 250 mil pessoas serão beneficiadas, incluindo aposentados e pensionistas do INSS.
Mais de 60% dos precatórios são de ações judiciais iniciadas em até dez anos. Menos de 17% se referem a períodos superiores a 20 anos. Precatórios abrangem ações do INSS, BPC, trabalhistas e outras. Cada precatório pode incluir mais de um beneficiário.
Leia mais: INSS começou pagamentos dia 24 com parcela do 13º salário. Veja as próximas datas de recebimento!
Como consultar se vou receber?
Para verificar se tem direito a precatório, a pessoa deve consultar seu advogado ou o site do tribunal responsável pela ação. Os precatórios previdenciários são pagos pela Justiça Federal de cada estado. Veja os sites de consulta de acordo com seu estado:
- TRF1: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO, AP
- TRF2: RJ e ES
- TRF3: SP e MS
- TRF4: RS, PR e SC
- TRF5: PE, CE, AL, SE, RN, PB
- TRF6: Sede em MG, com jurisdição em MG
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC devem verificar se o precatório foi inscrito para pagamento entre 3 de abril de 2023 e 2 de abril de 2024. Na consulta, deve aparecer a sigla “PREC”, indicando um precatório.
E se aparecer RPV na consulta?
Se na consulta aparecer a sigla “RPV” (Requisição de Pequeno Valor), o pagamento será realizado mais rapidamente, em até 60 dias após a ordem do juiz. A diferença entre RPVs e precatórios é que precatórios são valores acima de 60 salários mínimos, enquanto RPVs são de até 60 salários mínimos. Precatórios são pagos uma vez por ano e RPVs em até 60 dias após a ordem de pagamento do juiz.
Quais são as datas de pagamento dos precatórios 2025?
A data de pagamento dos precatórios, e até mesmo das RPVs, depende da ordem do juiz para o INSS quitar a dívida e da finalização da ação. Precatórios emitidos até 2 de abril de um ano são pagos no ano seguinte.
Leia mais: Como Agendar Atendimento Presencial no INSS? Passo a Passo
RPVs são quitadas em até dois meses após a ordem de pagamento do juiz. Se você está aguardando o recebimento de algum precatório do INSS, não deixe de realizar a consulta.
Veja Também: DIÁRIO OFICIAL: INSS pega TODOS de SURPRESA é OFICIAL, SAIU AGORA pouco A bomba 💣 Explodiu
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!