Mais um mês se iniciou e o calendário da prova de vida segue com um novo grupo de beneficiários. A prova de vida é um procedimento muito importante para determinar se o beneficiário ainda segue os requisitos ou não para receber o salário previdenciário. Continue lendo para entender como vai funcionar a prova de vida do INSS em outubro.
A prova de vida do INSS teve uma mudança significativa no ano de 2023, pois não é mais preciso que o beneficiário se desloque até as agências para finalizar o procedimento. Contudo, o calendário segue normalmente, com possibilidade de suspensão do benefício se não houver registro dos dados. Entenda.
Como funciona a prova de vida do INSS em 2023

A prova de vida do INSS a partir de agora não é mais realizada com o deslocamento do beneficiário até a agência. A própria Previdência Social analisa os sistemas governamentais e confere os dados presentes no sistema, julgando se o beneficiário está apto ou não para continuar recebendo os valores.
Essa mudança ocorreu após os representantes verificarem que havia dificuldade de muitos beneficiários se deslocarem até as agências para fazerem a prova de vida, alguns necessitando, inclusive de auxílio de terceiros. Dessa forma, agora é a própria Previdência que realiza.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Por exemplo, se o beneficiário usou algum serviço público que depende da sua presença, como vacinação, valerá para prova de vida no ano. Da mesma forma, se o beneficiário usou serviços que precisassem de sua biometria. Veja a lista em seguida para entender melhor:
Leia mais: NÃO PERCA: CAIXA Anuncia Nova Grana para Trabalhadores de 1971 a 1988 – Confira AGORA
Quais serviços valem para a prova de vida?
- acesso ao aplicativo Meu INSS, com selo ouro ou outros aplicativos ou sistemas do Órgão e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- realização de empréstimo consignado, feito por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- perícia médica por telemedicina ou presencial;
- atendimento no sistema público de saúde ou rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- atualizações no Cadastro Único, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- votação nas eleições;
- emissão ou renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- declaração de imposto de renda como titular ou dependente.
Leia mais: VITÓRIA DOS APOSENTADOS: STF aprova REAJUSTE DO INSS – Confira agora mesmo
Quem precisa fazer a prova de vida do INSS em outubro?
A data da prova de vida continua sendo o aniversário de cada beneficiário. Portanto, a prova de vida do INSS em outubro será com aqueles beneficiários aniversariantes. Então, quem teve atualização no último ano, com algum dos serviços citados anteriormente, poderá ficar despreocupado.
Mas, as suspensões podem voltar a ocorrer. Então, se receber alguma notificação para realizar a prova de vida, faça o mais rápido possível.
Leia mais: Fique por DENTRO: Prova de Vida INSS 2023: APOSENTADOS, confira se OUTUBRO é o seu mês!
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!