O sistema de pagamento imediato, conhecido como Pix, revolucionou as transações financeiras no Brasil. No entanto, junto com sua rápida aceitação e aumento no volume de operações, cresceram também os relatos de golpes, como o do Pix errado. Entenda como você pode se proteger dessas ameaças usando procedimentos simples e eficazes.
O golpe do Pix errado geralmente começa com uma transferência inesperada para sua conta. Rapidamente, o suposto remetente entra em contato, alegando ter cometido um erro. Embora pareça uma oportunidade para ser honesto e devolver o valor, é preciso cautela para não cair em uma armadilha.

Imagem Ilustrativa Freepik
Como Identificar um Golpe de Pix Errado?
Um ponto crucial para identificar esse tipo de fraude é verificar se o valor recebido realmente está na sua conta através do extrato bancário. Caso realmente conste, a tentativa de convencimento para devolver o dinheiro em outra conta já é um grande sinal de alerta.
Qual É o Mecanismo de Estorno no Pix?
O Mecanismo Especial de Devolução (Med), criado justamente para aumentar a segurança nas devoluções, é frequentemente utilizado pelos golpistas. Eles solicitam a devolução em outro número de conta e, após realizada, acionam o Med para reaver o mesmo montante novamente, prejudicando a vítima duas vezes.
Como Proceder ao Receber um Pix Não Solicitado?
O Banco Central orienta que o procedimento correto ao receber um Pix não requerido é usar a opção “devolver” presente nos aplicativos bancários. Este método estorna o dinheiro para a conta de origem e não permite que será considerado uma fraude ou apropriação indébita.
- Verifique imediatamente o seu extrato bancário quando receber um Pix não esperado.
- Use apenas a função “devolver” para restituir um Pix, evitando fazer nova transferência.
- Desconfie de pedidos para transferir o dinheiro a uma conta diferente da origem do Pix.
- Notifique seu banco sobre qualquer atividade suspeita.
Com a crescente astúcia dos criminosos, o Banco Central e instituições financeiras estão em constante atualização dos mecanismos de segurança. A Febraban já sinalizou melhorias no Med, prevendo a implementação do MED 2.0, que estenderá as camadas de segurança, rastreio e bloqueio de fundos oriundos de fraudes em mais etapas do processo.
Por fim, a conscientização sobre como os golpes são realizados e o respeito às normas de segurança são suas melhores defesas. Mantenha-se informado e proteja seu dinheiro de golpes de Pix errado, assegurando que sua utilização do sistema Pix seja sempre segura e eficiente.