ÚLTIMAS NOTÍCIAS! INSS confirmou novos aumentos na aposentadoria dos idosos ainda esse ano!
Já pensou poder receber o teto do INSS? Agora isso é possível com os novos aumentos já previstos para esse ano ainda. São revisões e aumentos que já estão aprovados, e alguns ainda se encontram em tramitação.
Veja a seguir quais são e como eles funcionam.
Novos valores para o salário mínimo de 2024

A princípio, o aumento do salário mínimo já é uma realidade no bolso dos segurados do INSS para o próximo ano. Com as novas regras para valorização do salário mínimo, os idosos que recebem seus benefícios conforme o piso salarial, vão ter um aumento significativo no bolso.
Agora o cálculo do salário mínimo vai levar em conta tanto a inflação do ano anterior ao do reajuste, avaliada pelo INPC, quanto o aumento consolidado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.
Já temos algumas projeções feitas por especialistas, e os cálculos sugerem que o aumento será de 141 reais a mais no bolso dos aposentados, chegando a R$ 1.461. Essa projeção considera o avanço do PIB de 2022.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quem tem direito a revisão automática do INSS?
Se você começou a receber o seu benefício entre os anos de 2002 e 2009, existe uma revisão a qual você tem direito e talvez não saiba! Na época o órgão INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), errou ao descartar os 20% menores contribuições no cálculo da média salarial dos aposentados.
Leia mais: Saiu lista: INSS vai pagar bolada para Aposentados – Consulte como receber
Sendo assim, após a justiça saber do ocorrido forçou o INSS a fazer o pagamento da revisão, o mesmo prometeu pagar todos os aposentados de forma administrativa. Ação movida pelo MPF (Ministério Público Federal) e pelo Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) em 2012.
Ao contrário das outras revisões, a revisão do artigo 29 não precisa ter auxílio de advogado, nem processo jurídico. Ela pode ser feita manualmente por você, para isso siga o nosso passo a passo abaixo:
- Para isso basta acessar o app do Meu INSS;
- Fazer login com CPF e senha cadastrados no Gov.br;
- Utilizar a barra de busca para pesquisar a opção “revisão do artigo 29”;
- Por fim, selecione a opção “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29”.
O que é e como funciona a Revisão da Vida Toda?
Outra revisão que você pode fazer na sua aposentadoria para receber um aumento, bem como receber valores atrasados, é a Revisão da Vida Toda!
Ela começou após a moeda cruzeiro não ser mais considerada no cálculo das aposentadorias. E com a revisão, você pode ganhar até 60 salários mínimos ou mais de atrasados, bem como a possibilidade de receber o teto do INSS.
Para realizar a revisão você primeiro precisa da ajuda de um advogado, em seguida será preciso abrir um processo judicial para ter a sua aposentadoria revisada e os devidos valores atrasados pagos.
Por fim, é só esperar o trâmite do processo chegar ao fim para receber os valores que vem sendo pagos mensalmente.
Revisão que pode aumentar até 5% a sua aposentadoria
Por fim, existe uma revisão que foi recentemente aprovada pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados.
Que diz respeito ao novo Projeto de Lei (PL 1468/23), do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). A lei diz que a cada cinco anos, os aposentados pelo INSS tem direito a receber um aumento de 5% em suas aposentadorias.
O deputado ressaltou que a Constituição Federal assegura o reajuste desses benefícios para preservar aos segurados o valor real dos salários.
“Infelizmente, ao longo dos últimos anos, essa determinação constitucional não tem sido obedecida pelo Poder Executivo, sobretudo quando levamos em consideração a média dos benefícios previdenciários” lamentou Pompeo de Mattos.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!