A pandemia de Covid-19 alterou significativamente o convívio social. Por um período, sair de casa representava um grande risco de contágio. Esta mudança também trouxe um impacto econômico evidente, com muitas pessoas perdendo seus empregos ou vendo suas jornadas de trabalho reduzidas. Em contrapartida, os benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) não sofreram reduções e, em muitos lares, passaram a ser a principal fonte de renda. Para mitigar os efeitos econômicos, o governo da época decidiu antecipar o pagamento do abono natalino para o primeiro semestre deste ano.
Embora a pandemia tenha passado, ainda lidamos com algumas de suas consequências. Em 2024, mais uma vez, o governo optou por antecipar o 13º salário dos aposentados, sendo os pagamentos realizados em abril e maio (1ª e 2ª parcelas, respectivamente). Esta antecipação gerou diversas discussões entre os especialistas e beneficiários.
Por que Antecipar o 13º Salário do INSS em 2024?

Para muitos, a antecipação do 13º salário é vista como um alívio financeiro, proporcionando um respiro extra nas contas de início de ano. Contudo, há quem critique a iniciativa, alegando que isso prejudica o orçamento dos beneficiários no final do ano, pois não contarão com o abono natalino durante o período de festas.
Quem Tem Direito ao 13º Salário do INSS?
O 13º salário do INSS é um benefício devido a várias categorias, entre elas:
- Aposentados
- Pensionistas por morte
- Beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença)
- Beneficiários de auxílio-reclusão
- Beneficiários de auxílio-acidente
Infelizmente, os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não têm direito ao 13º salário, já que se trata de um benefício assistencial.
Confira o calendário abaixo:

Por Que Alguns Beneficiários Não Receberam a Antecipação?
Embora a antecipação seja bastante abrangente, algumas pessoas ficaram de fora. Os beneficiários que tiveram o direito ao benefício concedido após a antecipação não foram incluídos. No entanto, a boa notícia é que esses segurados receberão o 13º salário em novembro, em parcela única e proporcional ao tempo em que recebem o benefício.
Informações Oficiais do INSS
Segundo comunicado do próprio INSS:
“O INSS informa que o 13º dos segurados que tiveram o benefício concedido após a antecipação da gratificação natalina será pago juntamente com o pagamento da folha de novembro/2024 (calendário que se inicia em 25/11/2024 e vai até 06/12/2024) ou no mês da cessação do benefício, se for antes de dezembro/2024.”
Portanto, os beneficiários que foram excluídos da antecipação devem aguardar até novembro para receberem o abono em um lote especial.