Não se fala em outra coisa a não ser a saída do Gabigol do Flamengo. O atleta foi pego no exame de antindoping e precisou sair do time. Mas o que é o exame antidoping? Para saber o caso mais famoso de doping e tudo sobre esse assunto, continue a leitura e veja quem é o substituto do Gabigol. Boa leitura!
O que é o exame antidoping
Ao pé da letra, os exames antidoping servem para identificar quem usou alguma substância ilícita para melhorar o desempenho em competições. Vários casos já aconteceram no meio de atletas como jogadores de futebol, ginastas e etc. Dessa forma, quando o exame acusa a substância, a pessoa recebe punição por isso.
Mas como ocorre o exame? Bem, ele ocorre por meio de análises de amostras de urina e sangue. E se o resultado de positivo, a pessoa pode até perder os títulos. Mas infelizmente isso não é o bastante para amedrontar atletas que insistem no erro.
O que pode ser considerado doping
- Substâncias diuréticas para regular o peso e para disfarçar o doping, como a furosemida;
- Além disso, os betabloqueadores que baixam a pressão arterial do atleta, e usados em tiro, arco e flecha para manter firmes as mãos do atleta;
- Hormônios peptídeos e análogos que ampliam o volume e a potência dos músculos.
- Eritropoetina (EPO): ajuda aumentar as células que carregam oxigênio no sangue, melhorando o desempenho;
Leia mais: Preocupação da GLOBO: Futebol Masculino Fora da Olimpíada de Paris!
Qual é o caso mais famoso de doping
Um dos casos mais famosos de doping no esporte é o caso da ginasta brasileira Daiane dos Santos. Há 15 anos, ela usou substância indevida. Portanto, o exame de antidoping acusou na urina da Daiane dos Santos um diurético usado para controlar o peso, conhecido como furosemida. Sendo assim, ela ganhou uma penalidade de suspensão de 5 meses na época.
Jogadores que foram pegos no exame antidoping

Conheça os jogadores de futebol em questão:
- Gabigol: primeiramente, é válido ressaltar que nenhuma substância específica foi encontrada no organismo do Jogador do Flamengo Gabigol, porque ele tentou burlar o sistema. No entanto, é o caso que mais está sendo repercutido na mídia. Ele levou uma suspensão de dois anos e, conforme dados de um jornal europeu, perdeu seu valor pela metade, agora avaliado em 9 milhões de euros. Mas o que todos querem saber é quem vai substituir o jogador no time. Mas à frente falaremos sobre isso.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
- Maradona: outro caso famoso do esporte é o jogador Maradona. Ele foi suspenso por mais de um ano em 1991 por ter cocaína no seu sangue. Mas Maradona não parou por aí. Três anos depois ele fez o exame antidoping, na Copa do Mundo, e deu positivo para efedrina no sangue.

Leia mais: Robinho passa por audiência de custódia antes de ser transferido para Tremembé
Substituto do Gabigol
Agora que você já está atualizado(a) com os últimos acontecimentos, saiba que o Tite, técnico do flamengo, acaba de colocar o atacante Carlinhos como substituto do Gabigol, por cerca de 1 milhão de euros.
Em resumo, vimos que não foi a melhor saída usar substâncias ou tentar burlar o sistema de antidoping nos casos do Gabigol, Daiane de Santos e Maradona.
Veja também: MARAVILHA: FIM das DÍVIDAS para APOSENTADOS e PENSIONISTAS do INSS – JOÃO FINANCEIRA ao VIVO
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

