A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o Brasil é o país da América Latina com maior incidência de depressão. No ranking geral das Américas, o país fica em segundo lugar. Além disso, uma das maiores dúvidas da população é entender se depressão aposenta segurados do INSS.
Por isso, a entidade considera a condição como uma doença mental que afeta o desempenho no ambiente de trabalho, sendo assim muitos brasileiros podem recorrer ao benefício do INSS por tal condição. Veja mais informações sobre o benefício.
Como funciona o benefício?
O INSS possui dois programas assistenciais destinados aos segurados com problemas de saúde. O primeiro é o auxílio-doença e o segundo é a aposentadoria por invalidez. Além disso, é importante notar que ambos mudaram de nomes após a Reforma da Previdência em 2019.
Desse modo, atualmente são reconhecidos por Benefício por Incapacidade Temporária e Benefício por Incapacidade Permanente. Em suma, quando o titular do INSS fica doente, deve procurar um médico e apresentar o laudo para a autarquia e agendar a perícia médica.
Leia mais: GRANDE NOTÍCIA: Ministro fala sobre o pagamento do 14 salário do INSS – Veja agora
No caso da decisão do médico em afastar o segurado por 15 dias, não existe a necessidade de perícia. Afinal, o beneficiário recebe licença remunerada caso seja contratado pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Embora, caso o perito decida por um afastamento maior do que 15 dias, o segurado recebe o auxílio-doença. Ademais, se o afastamento for permanente, ele receberá a aposentadoria por invalidez.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como saber se a depressão aposenta brasileiros?
A OMS considera a depressão uma doença. Dessa forma, os segurados com esta condição podem solicitar o benefício do INSS, garantindo que depressão aposenta aqueles que buscarem o pagamento,
Leia mais: Saiba quem tem direito ao Abono Salarial do PIS PASEP de R$ 1320 e como recebê-lo!
Além disso, é importante levar em consideração que os sintomas são mais difíceis de serem detectados. Portanto, nem sempre o segurado consegue o benefício, mesmo com o laudo médico. Dessa forma, muitas pessoas acabam entrando na Justiça para que o INSS pague o auxílio-doença em casos de doenças mentais.
Como solicitar o benefício
Portanto, é necessário solicitar o benefício através do site do INSS. Confira o passo a passo:
- Acesse a plataforma ‘Meu INSS’;
- Apresente os laudos médicos;
- Faça uma consulta com um especialista antes de entrar com o pedido.
Leia mais: ALÍVIO IMEDIATO! Saiba como LIMPAR o nome com DESCONTO de 90% na dívida total!
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!