No cenário desafiador das recentes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, um apoio financeiro está disponível para os trabalhadores afetados. Assim, o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que abrange 359 municípios do estado. Continue a leitura e saiba mais.
Saque calamidade do FGTS

O saque calamidade do FGTS em situações de calamidade pública representa um valioso recurso para os trabalhadores que sofrem os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. Desse modo, com a possibilidade de retirada de até R$ 6.240, os beneficiários podem utilizar esse valor para custear despesas emergenciais, reconstruir suas moradias e recuperar parte do que foi perdido durante as cheias.
Leia mais: Urgente: Aposentados do INSS Conseguem Adicional de 25% nos Benefícios – Veja Como!
Além disso, há a flexibilização das regras de saque. Mesmo para quem já utilizou o benefício nos últimos 12 meses, o saque está disponível e oferece uma oportunidade extra de auxílio financeiro.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Como solicitar o saque calamidade
O processo para solicitar o saque calamidade do FGTS é relativamente simples e pode ser realizado de forma totalmente digital. Dessa forma, os trabalhadores elegíveis devem acessar o aplicativo FGTS e seguir as instruções para solicitar o saque.
Para fazer a solicitação, basta acessar o aplicativo do FGTS, selecionar a opção “Solicitar meu saque 100% digital” ou o menu inferior “Saques” e clicar em “Solicitar saque”. Assim, na seleção do motivo do saque, clicar em “Calamidade pública”, informar o nome do município, digitar o CEP e o número da residência e clicar em “Continua”.
Então, em seguida, é necessário enviar os documentos solicitados e após a análise da Caixa Econômica Federal, o valor será creditado na conta indicada pelo trabalhador.
Documentação necessária e dúvidas
Para garantir a efetivação do saque do FGTS, é imprescindível apresentar a documentação exigida de forma correta e completa. Veja:
- cópia da frente e do verso do documento de identidade, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do passaporte, além de foto do próprio rosto segurando o documento de identificação;
- cópia do comprovante de residência em nome do trabalhador, como conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet, de TV e de cartão de crédito, entre outros, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
- cópia da certidão de casamento ou da escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou do companheiro.
Leia mais: NOVIDADE – INSS Libera 3 Surpresas na Conta dos Aposentados – Descubra Agora!
No entanto, caso surjam dúvidas durante o processo, os trabalhadores podem acessar o site oficial do FGTS ou entrar em contato com os canais de atendimento da Caixa Econômica Federal, que oferecem, também, suporte e orientações para facilitar o acesso ao benefício.
Quem pode sacar o saque calamidade do FGTS
Em suma, podem solicitar o saque calamidade do FGTS os trabalhadores moradores das áreas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Veja Também: IMAGENS TRISTES E IMPRESSIONANTES DA TRAGÉDIA NO RS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.