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Início INSS

Saiu no Diário Oficial: Nova Portaria do INSS traz Grande Vitória para Segurados

Paola Patrício Por Paola Patrício
novembro 3, 2023
Em INSS, Notícias
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Ficou mais fácil solicitar o auxílio doença INSS. Afinal, após uma divulgação no Diário da União, os segurados podem fazer o pedido online, preenchendo o requerimento. Com a simplificação do sistema, o pedido pode ser feito diretamente no aplicativo ou no site do Meu INSS, sem necessidade de uma conta Gov.br.

Recentemente, o sistema Atestmed passou por mudanças que permitem aos cidadãos solicitar o auxílio com mais facilidade, apenas usando o número do CPF. Portanto, pode-se enviar os documentos digitalmente para que um médico perito faça a análise remotamente, agilizando o processo. 

Essa portaria conjunta, tem o objetivo de reduzir a fila de espera de beneficiários do auxílio doença INSS e outros. Entenda melhor, a seguir. 

 Como solicitar o auxílio doença INSS?   

Auxílio doença INSS pode ser pedido de maneira online.
Auxílio doença INSS pode ser pedido de maneira online. (Fonte: Edição / Jornal JF).

Depois das mudanças aplicadas, o pedido do auxílio doença INSS poderá ser feito da seguinte maneira:

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Leia mais: SURPRESA: INSS vai surpreender com SALÁRIO EM DOBRO para beneficiários. Veja os detalhes!

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  • Selecione a opção “Pedir benefício por incapacidade”;
  • Portanto, agora informe nome, CPF e data de nascimento;
  • Portanto, clique em “Não sou um robô” e continue;
  • Escolha o item “Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença)”, mas leia as informações atentamente e confirme em “Ciente”;
  • A mensagem “Se você tem documento médico (laudo, relatório ou atestado), pode fazer a perícia sem sair de casa. A análise documental a distância é bem mais rápida, pois não depende de vagas em agências, já que você não precisa ir ao INSS” aparecerá na tela;
  • Aperte em “Avançar” e informe se foi acidente de trabalho ou não (o Atestmed ainda não liberou benefício por acidente de trabalho);
  • Toque no ícone “+” e anexe os todos os documentos solicitados;
  • Clique em avançar e envie o pedido.

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Documentação necessária         

O atestado médico precisa ter emissão a pelo menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento (DER). Porém, não é somente isso, ele ainda precisa conter as seguintes informações:

  • Nome completo
  • Data de emissão
  • Data de início do repouso ou de afastamento das atividades
  • Prazo estimado para a recuperação (data pode ser estimativa)
  • Informações sobre a doença por escrito ou Classificação Internacional de Doenças (CID).
  • Assinatura do profissional
  • Identificação do médico, com nome, carimbo e registro no conselho de classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia).

Leia mais: FICA A DICA: INSS traz atualizações na Prova de Vida – Conheça as novidades e fique preparado!

Portanto, uma vez anexada a documentação, o atestado médico e os documentos complementares serão submetidos à Perícia Médica Federal.

 Leia mais: 4 dívidas que idoso não precisa pagar – Confira a lista completa e não perca mais dinheiro

Quem pode solicitar e a duração do benefício?

Qualquer segurado pode solicitar o auxílio doença INSS, até mesmo quem já têm perícia presencial marcada. No entanto, esse não é um benefício que possa ser renovado. Portanto, caso seja necessário, o cidadão deverá entrar com uma nova solicitação.

O benefício fica ativo por tempo máximo de 180 dias. Porém, após isso, ele não tem mais validade e, como dissemos, deve-se fazer outro pedido se necessário for. 

Veja Também:

INSS CONFIRMA o PAGAMENTO em PARCELA ÚNICA do 13º SALÁRIO INSS 2023 em Novembro – NÃO FIQUE de FORA. (Fonte: João Financeira TV).

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