Após publicação no Diário Oficial, finalmente, os aposentados podem contar com a nova taxa de juros do consignado. Veja em seguida.
Desde o dia 21 de agosto, entrou em vigor o novo limite para a taxa de juros mensal do crédito consignado destinados aos aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, essa nova regulamentação é aplicável apenas para as novas contratações desse tipo de crédito.
A divulgação oficial da redução dos juros, teve sua publicação oficial em 17 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU) por meio de uma resolução. Essa decisão foi tomada após a votação pelo Plenário do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), resultando assim:
- Até 1,91% para beneficiários previdenciários na modalidade convencional, descontada em folha de pagamento (antes era 1,97%);
- Até 2,83% para as operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado (antes era 2,89%).
De acordo com o Ministério da Previdência, a motivação para essa alteração foi a diminuição da taxa básica de juros, conhecida como Taxa Selic. Conforme destacado pelo ministro da Previdência Social e presidente do Conselho, Carlos Lupi, a Selic recentemente passou de 13,75% para 13,25% ao ano.
Cabe destacar que, em março, o limite de juros do empréstimo consignado, atingiu 1,70%. Contudo, o Conselho teve de fazer uma reavaliação, já que bancos, tanto privados quanto públicos, optaram por interromper as propostas de empréstimo consignado devido à queda brusca na taxa de juros. Saiba mais!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Taxa de juros do crédito consignado nos bancos

Os bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander, mantêm a oferta do empréstimo consignado, apesar do novo ajuste na taxa de juros para 1,91% mensal. Por exemplo, enquanto o Banco do Brasil aplica uma taxa de 1,77% mensal, a Caixa opta por um percentual de 1,70%.
Leia em seguida: Pente Fino no INSS poderá SUSPENDER BENEFÍCIO – Veja como evitar
Dado que o Conselho estabelece apenas o teto, determinando a porcentagem máxima permitida, cabe aos bancos decidir se operarão com taxas inferiores ou se aderirão ao máximo estipulado.
O que é empréstimo consignado?
Agora que você está familiarizado com a taxa de juros do consignado, é essencial compreender essa forma de empréstimo. Nessa modalidade, frequentemente contratada por aposentados e pensionistas, as prestações são automaticamente deduzidas da folha de pagamento do salário de benefício.
Leia em seguida: INSS SURPREENDE COM MUDANÇAS NA FOLHA DE PAGAMENTO – Veja agora
Por fim, de modo geral, as taxas de juros do consignado tendem a ser inferiores às de outros tipos de crédito. Isso ocorre porque uma quantia da receita é descontada antes mesmo de ser creditado na conta do beneficiário, o que sublinha a importância de um planejamento financeiro criterioso.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!