A justiça liberou cerca de R$1,6 bilhões de reais que diz respeito aos atrasados dos beneficiários de pensões e aposentadoria ganharam na justiça.
Os valores são incríveis e dizem respeito ao aumento na aposentadoria dos idosos, bem como de valores atrasados de até 60 salários mínimos! Descubra se você tem direito a solicitar esses valores e revisões e como isso pode ser feito.
O que são esses valores?

Após os valores terem sidos liberados pelo CJF (Conselho da Justiça Federal), beneficiários do INSS de todo o país, estão recebendo valores atrasados e estão tendo suas aposentadorias revisadas!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Todo o mês o órgão recebe cerca R$1,6 bilhões para realizar os pagamentos e há aposentados que conseguem valores de até 60 salários mínimos! Atualmente estão sendo julgados 79.035 processos de 103.725 beneficiários.
As RPVs (Requisições de Pequeno Valor) como são conhecidas, só podem ser liberadas após o aposentado, pensionista ou segurado do INSS, ter o benefício concedido, ou revisado pela justiça! Entenda melhor como esse trâmite funciona abaixo!
Leia mais: INSS vai liberar pagamentos agora – Veja quem recebe
Quem tem direito a receber as RPVs?
Antes de entender como consultar se você tem direito as RPVs, você precisa entender o que são esses pagamentos. Toda vez que o INSS começa o pagamento de um novo benefício ele acaba atrasando o pagamento do mesmo. Digamos que solicitei o meu benefício em 2019 e ele só começou a ser pago em 2022.
Sendo assim, por conta do atraso na liberação, eu tenho direito a todos os valores atrasados até a data do primeiro pagamento. Outro fator que configura erro do órgão é quando solicito o meu benefício e por conta de um erro de cálculo ele passa anos sendo pago na quantia errada.
Dessa forma, tenho direito a receber uma revisão na minha aposentadoria fazendo com que ela aumente. Da mesma forma que tenho direito de receber os valores atrasados do salário.
Sendo assim, para ter direito a receber esses valores você precisa abrir uma causa na justiça com a ajuda de um advogado especializado em causas previdenciárias, e deve conseguir provar que o INSS te lesou de uma dessas maneiras.
Como consultar valor de RPV?
Por fim, para consultar o valor da sua RPV é simples. Após ganhar na justiça contra o INSS sem que ele possa abrir recursos, o valor dos seus atrasados passam a ser responsabilidade do TRF da sua região. Ou seja, para consultar basta entrar no site do Tribunal Regional Federal da sua cidade!
Para consultar, o beneficiário deve consultar junto ao advogado a data em que a justiça emitiu a ordem de pagamento. O depósito dos recursos liberados devem ser pagos conforme o cronograma de cada TRF.
Clique no link da sua TRF abaixo para ver a data de pagamento.
- TRF da 1ª Região (DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP): Clique para consultar aqui;
- 2ª Região (RJ e ES): Clique para consultar aqui;
- 3ª Região (SP e MS): Clique para consultar aqui;
- 4ª Região (RS, PR e SC): Clique para consultar aqui;
- 5ª Região (PE, CE, AL, SE, RN e PB): Clique para consultar aqui.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.