Nos últimos anos, as instituições financeiras se aproveitaram dos dados de aposentados e pensionistas do INSS para fornecer crédito consignado, ainda que este segurado não tivesse solicitado o mesmo! Neste ano, com tantas reclamações, os bancos foram obrigados a fazer a devolução dos valores!
Em razão disso, neste artigo, vamos te contar sobre a devolução dos valores para os segurados do INSS pelos bancos! Leia o artigo!
De que forma os bancos estão sendo obrigados a devolver os valores dos segurados do INSS?

Embora o crédito consignado seja uma ótima opção para os aposentados e pensionistas do INSS, muitos bancos acabam encaminhando empréstimos consignados sem o consentimento desses segurados por meio de disponibilização de dados em cadastros na internet, bancos de dados, dentre outros.
Leia em seguida: Governo realiza grande PENTE FINO NO INSS e SUSPENDE BENEFÍCIOS – Veja se seu nome consta na lista
Em razão dessas falhas no sistema de liberação do crédito sem o consentimento dos segurados do INSS, muitos bancos estão sendo penalizados. Isso porque, o segurado que está com o crédito de forma indevida pode entrar na Justiça contra a instituição financeira recebendo valores que chegam a R$10 mil reais.
Em suma, recomendamos que caso você esteja diante de valores não solicitados na sua conta, não utilize os mesmos e entre imediatamente em contato com a instituição financeira!
Leia em seguida: Melhor que 14º SALÁRIO: INSS VAI LIBERAR 02 PAGAMENTOS EXTRAS em AGOSTO para os aposentados! Confira essa novidade e aproveite!
Dinheiro de volta: E o que os segurados do INSS podem fazer?
Em primeiro lugar, vale dizer que, existem dois casos. No primeiro caso, se o segurado do INSS solicitou um crédito consignado, mas, não gostou da modalidade de crédito ou se sentiu prejudicado de alguma forma, você tem até 7 dias para desistir do crédito.
Leia em seguida: Melhor que 14º SALÁRIO: INSS VAI LIBERAR 02 PAGAMENTOS EXTRAS em AGOSTO para os aposentados! Confira essa novidade e aproveite!
Neste caso em questão, se você solicitar o crédito e decidir desistir, terá que devolver ao banco os valores!
Todavia, também precisamos alertar quanto as pessoas que agem de maneira criminosa e acabam prejudicando ainda mais os segurados. Ou seja, ao invés da devolução ser feita aos bancos, é realizada para os criminosos.
Na segunda hipótese, funciona da seguinte forma: Quando o segurado do INSS paga uma compra no cartão de débito, a empresa que recebe esse dinheiro, paga uma tarifa por isso e o pagamento é debitado de imediato!
No entanto, ao comprar no crédito, você tem até 30 dias para pagar a compra e ainda pode ter cashback, ou seja, dinheiro de volta de 1% a 3%! Também, vale destacar que, você deve ficar atento a qualquer valor inesperado que entrar na sua conta!
Em suma, com uma vida financeira equilibrada é possível realizar compras no cartão de crédito a ainda receber parte do que gastou de volta! E, além disso, estar por dentro de tudo que acontece na sua conta bancária também te liberta de grandes prejuízos!
Leia mais: Governo anuncia NOVO SALÁRIO MÍNIMO – Veja o aumento e quando recebe
Veja também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!