A Revisão da Vida Toda trata-se de uma alternativa buscada por aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para aumentar a aposentadoria, incluindo no cálculo do benefício períodos de trabalho anteriormente desconsiderados.
Através desta alternativa, muitos aposentados e pensionistas do INSS podem receber reajustes benéficos no benefício mensal, além de receber também valores atrasados.
Todavia o projeto enfrenta resistência no STF (Supremo Tribunal Federal), e tudo pode mudar em um piscar de olhos. Veja as novidades!
Revisão da Vida Toda no Supremo Tribunal Federal

A revisão da vida toda do INSS, um processo judicial que busca incluir no cálculo da aposentadoria salários antigos, antes do plano Real, está em destaque no Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Leia em seguida: DESCUBRA: 11 Benefícios do Cartão INSS para Aposentados – Veja Lista!
O ministro Luiz Edson Fachin apresentou seu voto no plenário virtual do STF, seguindo o entendimento da ministra Rosa Weber sobre a correção da renda, a data de referência e o pagamento dos atrasados.
Rosa Weber defende que a revisão seja válida a partir de 17 de dezembro de 2019, data em que o STJ publicou o acórdão aprovando a medida. Isso difere do relator Alexandre de Moraes, que delimitou a correção em 1º de dezembro de 2022, data do julgamento no STF.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Decisão Encontra-se Empatada
Com o novo voto de Fachin, a decisão encontra-se empatada, com dois ministros a favor da tese mais vantajosa aos aposentados e outros dois ministros que defendem o retorno do processo ao STJ. Faltam ainda seis votos para a conclusão do julgamento.
Leia em seguida: INSS PAGA SALÁRIO EXTRA PARA ESTE GRUPO – Veja como sacar
O processo no STF refere-se aos embargos de declaração apresentados pela Advocacia-Geral da União (AGU), que representa o INSS, buscando esclarecimentos sobre pontos da decisão e tentando limitar o alcance do pagamento.
Leia em seguida: Novidades do INSS: 3 Aumentos nas Aposentadorias – Verifique se você é elegível!
O relator, Alexandre de Moraes, aceitou parcialmente os embargos, determinando a paralisação dos processos relacionados à revisão da vida toda até que esses embargos sejam julgados.
Revisão da Vida Toda Aprovada em Dezembro do Ano Passado
A revisão da vida toda foi aprovada no STF em dezembro do ano passado, por 6 votos a 5, permitindo que os aposentados incluam salários antigos no cálculo de suas aposentadorias. No entanto, o processo agora enfrenta divergências sobre a data de início da correção e os critérios para o pagamento dos atrasados.
Leia em seguida: LULA CONFIRMA PAGAMENTO EXTRA PARA BOLSA FAMÍLIA – Veja agora
A AGU pede que a revisão só passe a valer após a publicação do acórdão do STF, em 13 de abril deste ano, e busca evitar a abertura de ação rescisória para pagar valores a quem já perdeu o caso na Justiça, além de solicitar a nulidade do julgamento.
Leia em seguida: ALERTA INSS: Justiça Libera Fundos para Atrasados – R$ 2,1 Bilhões em Jogo!
Ainda há votos a serem proferidos por outros ministros do STF, e o desfecho desse caso continuará sendo acompanhado de perto pelos interessados.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.