Termina em março de 2025 Reforma do CadÚnico (Cadastro único para programas do governo federal). A partir de janeiro de 2023, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o comando do país, as informações contidas nesta plataforma estão sob revisão.
O CadÚnico é o porta de entrada para dezenas de programas sociais seja no âmbito federal, estadual ou municipal. As informações nele contidas ajudam as autoridades públicas a entender onde, como e em que situações vivem as famílias de baixa renda.
Desde janeiro de 2023 o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) trabalha para reformar a plataforma do Cadastro Único. Isto porque o número de pessoas que agora têm os seus dados neste sistema aumentou repetidamente, especialmente à medida que nos aproximamos das eleições.
A Secretária de Avaliação e Gestão da Informação e do Cadastro Único, Letícia Bartholo, afirmou durante sua participação no Podcast “Fala MDS”cujos R$ 200 milhões foram destinados para investir na equipe de assistência social dos municípios e melhorar a qualidade dos dados.
Importância da reforma do CadÚnico para o país
A conclusão da reforma do sistema do CadÚnico está prevista para 2025 e as informações contidas em diversas bases de dados governamentais serão automaticamente cruzadas.
Hoje, esse processo de comparação de dados é mais lento, por isso a entrada ou saída de um benefício social demora mais, já que o cálculo dos dados não é automático.
A ideia é permitir que o processo seja mais ágil. Mesmo quando se trata de monitoramento de informações.
“Quando uma pessoa pede um benefício ou outro, ela torna visíveis seus pedidos. É como se ele dissesse ao Estado brasileiro: “Preciso disso daqui”. Portanto, se a família não preencher o cadastro corretamente ou o Município preencher de forma distraída, não saberemos os pedidos e necessidades. E então perdemos informações. Dói a todos, principalmente aos que mais precisam”, alerta o secretária Letícia Bartholo.
Para o MDS, a reforma trará uma melhoria qualitativa na base cadastral, com impacto direto em cerca de 40 programas sociais.