Hoje, 23 de maio de 2024, a Receita Federal do Brasil anunciou uma excelente notícia para milhões de contribuintes. A partir das 9h da manhã, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda do ano de 2024 foi liberada oficialmente. Este lote é especialmente significativo, pois marca o maior pagamento em valor de restituição já registrado na história do imposto no país.
Como Saber se Você Está no Primeiro Lote de Restituição?

Para os contribuintes ansiosos para verificar seu status, o processo é simples. A Receita disponibilizou em sua plataforma online, acessível pelo endereço www.gov.br/receitafederal, uma ferramenta prática para consulta. Navegando até a seção “Meu Imposto de Renda” e selecionando a opção “Consultar a Restituição”, os usuários podem verificar rapidamente se estão incluídos neste primeiro lote, utilizando seu CPF, data de nascimento e o ano de referência do imposto.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quem Receberá o Pagamento Primeiro?
Em um esforço para atender prioritariamente aqueles que mais necessitam, a Receita Federal segregou parte significativa deste lote para grupos com prioridade legal. Dessa forma, um montante respeitável de R$ 8,8 bilhões será destinado a esses grupos, garantindo suporte financeiro mais imediato. Veja mais sobre essa distribuição prioritária na lista abaixo:
Leia mais:Descubra Como Lucrar Com Moedas e Notas Raras Hoje!
- Idosos acima de 80 anos – 258.877 beneficiados.
- Contribuintes entre 60 e 79 anos – 2.595.933 beneficiados.
- Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave – 162.902 beneficiados.
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério – 1.105.772 beneficiados
Ademais, uma parcela significativa também foi destinada aos contribuintes do Rio Grande do Sul que foram afetados por enchentes recentes, abrangendo mais de 886.260 declarações.
Leia mais:ATENÇÃO: Bancos anunciam que Consignado poderá ser Suspenso por 180 Dias – Saiba Como Funciona!
Como Proceder com a Restituição não Resgatada?
Os valores liberados estarão disponíveis para resgate durante o período de um ano no Banco do Brasil. Caso os contribuintes não efetuem o resgate nesse intervalo, será necessário solicitar a restituição não resgatada por meio do Portal e-CAC, seguindo as orientações disponíveis na seção Meu Imposto de Renda.
Leia mais:Rio Grande do Sul confirma morte por leptospirose
O Impacto Econômico da Gestão das Restituições de 2024
Este grandioso pagamento de restituições, totalizando R$ 9,5 bilhões, não apenas beneficia diretamente milhões de cidadãos, mas também reflete a robustez e eficiência da administração tributária atual. Este evento financeiro tem potencial para injetar vigorosamente novos recursos na economia brasileira, estimulando gastos e investimentos durante um período ainda marcado por recuperação econômica pós-pandemia.
Leia mais:SAIU AGORA: INSS Pagará Aposentadorias em Dobro Esta Semana – Veja Como Receber!
Contribuintes que não foram contemplados neste lote ainda terão outras oportunidades, com pagamentos programados para os dias 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro, incluindo restituições residuais de exercícios anteriores. Portanto, mesmo que você não esteja neste próximo pagamento, há outras chances no horizonte.
Veja Também: Crédito Para Todos
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.