Ter dívidas para pagar pode tirar uma noite de sono de qualquer pessoa. Especialmente quando você tem pouco dinheiro e não sabe por onde começar.
Porém, poucas pessoas sabem que é possível regularizar suas finanças e limpar o nome mesmo com pouco dinheiro, tendo apenas uma estratégia sólida para atingir um equilíbrio financeiro.
Aqui, explicamos como fazer isso de forma organizada e eficaz, seguindo 7 passos simples. Acompanhe!
Como pagar dívidas altas com pouco dinheiro?

Estar com pouca grana no bolso e muitas contas para pagar é o pesadelo de qualquer um. Porém, uma dose de disciplina e uma estratégia bem estruturada pode aliviar o financeiro e reconquistar sua tranquilidade financeira.
Coloque todas as dívidas em uma planilha
A primeira coisa que você precisa para ter uma boa organização financeira é estar a par de todas as contas que você tem para pagar, sejam elas fixas ou aleatórias. Assim, coloque em uma planilha cada detalhe das suas dívidas, o valor total, a taxa de juros, a data de vencimento e o credor.
Assim, você terá uma noção extensa do seu endividamento, e poderá se organizar para começar as negociações. Confira como fazer:
- Use ferramentas digitais: utilize aplicativos de gestão financeira ou planilhas no Excel ou Google Sheets.
- Liste todas as dívidas: inclua desde o empréstimo do banco até as contas de cartão de crédito e as contas em atraso.
- Detalhe as informações: coloque o valor total de cada dívida, a taxa de juros aplicada, a data de vencimento e o nome do credor.
Organize-as por ordem de prioridade
Após ter listado todas as dívidas, organize-as por ordem de prioridade. Coloque no topo as com taxas de juros mais altas e que causam maior impacto em sua vida financeira.
Tente renegociar cada uma delas
Entrar em negociação com seus credores pode ser uma ótima alternativa para conseguir quitar seus débitos com descontos. Muitas das vezes os credores estão dispostos a reduzir o valor de juros ou aumentar o prazo de pagamento, para garantir que receberão seu pagamento.
- Entre em contato com os credores: ligue, explique sua situação financeira e solicite uma renegociação da dívida.
- Proponha um acordo: ofereça um valor que você consiga pagar mensalmente.
- Negocie os termos: peça a redução de juros, aumento do prazo de pagamento ou até mesmo a isenção de multas e taxas.
Crie um cronograma de pagamento
Organize um cronograma de pagamento de dívidas, com metas mensais para acompanhar seu progresso. Um cronograma servirá para te ajudara manter o foco e disciplina necessários para conquistar sua meta.
- Defina metas mensais: estabeleça quanto você pode pagar por mês.
- Distribua os pagamentos: baseado nas prioridades, distribua os valores conforme os meses.
- Acompanhe seu progresso: revise seu cronograma mensalmente e ajuste se for necessário.
Seja realista com sua situação financeira
Não se arrisque a quitar todas suas dívidas de uma vez só, pois isso pode te levar a sobrecarregar seu orçamento mensal. Seja realista com o quanto você pode pagar todos os meses sem comprometer suas necessidades básicas.
Não faça mais dívidas nesse período
Evite contrair novas dívidas enquanto regulariza seu nome. Isso apenas perpétua o ciclo de endividamento. Se possível, use apenas dinheiro em espécie, Pix ou um cartão de débito para controlar seus gastos. Além disso, deixe de usar o cartão de crédito e planeje suas compras para evitar o consumo por impulsividade.
Tente economizar o máximo possível
Reduza seus gastos ao máximo e direcione essa economia para pagar dívidas e lidar com urgências. Cortar despesas como refeições fora de casa, passeios caros e assinaturas de serviços que você não utiliza, pode gerar uma economia significativa.
- Revise suas despesas: identifique gastos que podem eliminados.
- Faça substituições inteligentes: troque marcas caras por marcas mais baratas, por um período de tempo.
- Estabeleça um plano de economia: defina metas de economia e direcione o dinheiro poupado para pagar as dívidas.

