Você sabia que pode estar entre os segurados isentos da prova de vida INSS? Essa é mais uma novidade que o Jornal JF traz em primeira mão. Veja em seguida.
A pandemia do coronavírus teve um impacto significativo nos serviços previdenciários. Como medida de precaução, houve a suspensão temporária do atendimento presencial nas agências da Previdência Social. Dessa forma, o ex-presidente Jair Bolsonaro que estava em exercício na época, implementou mudanças na prova de vida que começaram a valer em 2023.
A partir de janeiro de 2023, a implementação da nova prova de vida trouxe maior comodidade e facilidade para os segurados do INSS. Essa mudança visou simplificar o processo, especialmente para quem enfrenta dificuldades de locomoção. Siga sua leitura para saber o que mudou!
Prova de vida INSS: o que é?

A prova de vida INSS é um procedimento usado para verificar a regularidade dos benefícios, especialmente em casos suspeitos de fraude. Por exemplo, há situações em que o beneficiário falece e a família deixa de comunicar o órgão, resultando no recebimento indevido do salário. Por isso, o procedimento vai identificar e evitar esse tipo de prática.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Antes da alteração implementada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o procedimento era obrigatório e acontecia presencialmente de forma anual no mês de aniversário do segurado.
Nesse sentido, a exigência da prova de vida, evita a suspensão ou cancelamento do pagamento do salário pelo INSS. No entanto, com as mudanças que estão valendo em 2023, o procedimento passou a oferecer opções alternativas de comprovação.
Como vai funcionar a prova de vida INSS?
Desde o mês de janeiro de 2023, o INSS adotou a prova de vida automática, com o cruzamento de dados fornecidos pelas bases do governo federal. Sendo assim, determinados atos valem como comprovação, confira:
- Atualização do CadÚnico;
- Atendimento presencial em uma agência do INSS;
- Acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- Recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- Contratação de empréstimo consignado;
- Vacinação;
- Votação nas eleições.
Para que, dessa forma, os segurados com dificuldades de locomoção, não precisam se preocupar em fazer o procedimento de forma presencial. Entretanto, em determinadas situações, o beneficiário pode ser notificado pelo INSS para fazer a prova de vida.
Leia em seguida: Desconto no SALÁRIO: Aposentados, Veja o que VAI ACONTECER!
Quem está isento da prova de vida?
Em determinadas situações o segurado não precisará fazer a prova de vida INSS. Isso vai ocorrer quando o órgão não conseguir verificar a validade do benefício previdenciário na base de dados do governo. Todavia, nos casos em que essas informações não puderem ser validadas, o beneficiário vai receber uma notificação para fazer a comprovação.
Se o segurado não fazer a prova de vida dentro do prazo de 60 dias e o INSS não conseguir o encontrar, o pagamento mensal vai ficar temporariamente bloqueado por 30 dias. Durante esse período, ele vai poder comprovar que continua vivo na agência bancária que repassa seu salário ou nos canais eletrônicos disponibilizados.
Leia em seguida: Ótima notícia: SAIA DAS DÍVIDAS com NOVO PROGRAMA do Governo
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!