A prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm perspectiva de mudanças no próximo ano. De acordo com anúncio do presidente da instituição, Alessandro Stefanutto, uma série de modificações estão em processo de exploração visando agilizar e melhorar a experiência dos beneficiários.
No lugar de procurar uma agência pessoalmente, a prova de vida tende a ser automatizada e simplificada. Nesse sentido, Stefanutto mencionou a possibilidade da coleta de registros biométricos feita nas catracas dos ônibus para comprovação da vida dos segurados, minimizando o tempo gasto com a burocracia.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Os beneficiários deverão acompanhar as mudanças na Prova de Vida do INSS em 2023?

Com as alterações previstas, o INSS planeja mudar o ônus da prova de vida, buscando data e dados do segurado de forma ativa, sem a necessidade de ir à rede bancária e outros locais. A ideia passa pela utilização de novas tecnologias que permitem o compartilhamento de informações, tornando o processo mais prático para o beneficiário.
Leia em seguida: Justiça em ação: STF pode obrigar INSS a pagar revisão da vida toda – Veja os possíveis desdobramentos!
Quais são as principais alterações esperadas na Prova de Vida do INSS?
Nas novas mudanças, o INSS fará a prova de vida através do acesso a dados arquivados em órgãos governamentais. Alguns exemplos que podem ser utilizados são a utilização do aplicativo Meu INSS, contratação de empréstimo consignado por reconhecimento biométrico, atendimento presencial em uma agência do INSS, perícia médica por telemedicina, atendimento em sistema público de saúde ou rede conveniada, entre outros.
Leia em seguida: Chegou a oportunidade: Governo lança programa com cartão de crédito sem juros para beneficiar os consumidores
Depois das modificações, caso o INSS não identifique registros do beneficiário que possam servir como prova de vida, será enviado um comunicado para que o procedimento seja realizado pessoalmente. Portanto, é de extrema importância que os beneficiários fiquem atentos ao aplicativo Meu INSS e mantenham suas informações sempre atualizadas.
Qual a importância dessas mudanças para os beneficiários?
Todas essas modificações visam facilitar a vida do segurado, tornando a prova de vida um processo menos burocrático, mais rápido e prático. Se antes, o beneficiário precisava encontrar tempo em sua agenda para realizar pessoalmente esse procedimento, agora o processo será realizado de forma automatizada, economizando tempo e energia do segurado.
Leia em seguida: INSS começa a pagar Pensões e Aposentadorias de JULHO – Veja quando recebe
Entretanto, mesmo com as mudanças, é fundamental que os beneficiários mantenham suas informações atualizadas e se mantenham informados a respeito de todas as alterações previstas, para garantir que o processo de prova de vida seja realizado de forma eficaz e sem impedimentos.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!