Seu aniversário é em agosto e você é um beneficiário do INSS? Pois bem, é hora de realizar a Prova de Vida INSS 2023 para comprovar que continua apto a receber seus benefícios previdenciários. Mas este ano, existe uma mudança significativa nos procedimentos.
O que Mudou na Prova de Vida de 2023?

A renovada versão da prova de vida do INSS, em 2023, não exigirá mais que o beneficiário se desloque até as agências bancárias para a comprovação. Esta é uma grande transformação nos procedimentos de anos anteriores. Toda a responsabilidade agora caberá à Previdência Social, que se encarregará de cruzar os dados existentes nos sistemas do Governo para comprovar a viabilidade do beneficiário.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como Será Feita a Comprovação de Vida?
Em geral, qualquer atualização recente feita pelo beneficiário nas plataformas do Governo Federal servirá para a comprovação, desde que haja a presença física do titular ou um reconhecimento facial, ou biométrico. Isso inclui acesso a aplicativos governamentais, empréstimo consignado feito por reconhecimento biométrico ou até mesmo a atualização de passaporte, ou de carteira de motorista.
Leia em seguida: Empréstimo Consignado do INSS tem mudanças significativas: Fique por dentro das novidades!
Será Necessário Fazer a Prova de Vida em Agosto?
A referência para a realização da prova de vida do INSS continua sendo o mês de aniversário do titular. Ou seja, os aniversariantes de agosto deverão realizar a prova de vida no respectivo mês. Entretanto, a diferença este ano é que eles não precisarão mais se deslocar fisicamente, uma vez que o INSS passará a realizar esta análise de forma automatizada.
Leia em seguida: Idosos têm direito ao desconto na conta de luz: Saiba como solicitar a Tarifa Social de Energia!
E Se Ocorrer Suspensão dos Benefícios?
A suspensão do beneficiário do INSS ocorrerá se a prova de vida não for feita 10 meses após o aniversário do titular. Após este período, o beneficiário será notificado e terá 60 dias para regularizar a situação. Caso isso não ocorra, um servidor será enviado até o endereço do beneficiário para que o corte do benefício seja evitado. Por isso, é de extrema importância manter os dados atualizados.
Leia em seguida: Mudança no BPC LOAS preocupa beneficiários – Veja agora
Esse fato novo torna o processo de prova de vida mais efetivo e menos desgastante para o beneficiário, principalmente para aqueles que possuem dificuldades de locomoção. Portanto, fique ligado em suas obrigações e mantenha seus benefícios em dia.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

