Desde o início de 2023, a prova de vida destinada a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por mudanças na qual o principal objetivo é simplificar a vida dos aposentados e demais beneficiários. Nesse novo cenário, a responsabilidade de efetuar o procedimento não recai mais sobre o beneficiário, mas sim sobre o próprio órgão. Dessa forma veja como vai funciona a prova de vida INSS setembro e o que você deve fazer.
A prova de vida é uma medida obrigatória para prevenir fraudes e garantir que os pagamentos sejam direcionados corretamente, sendo realizada regularmente. Agora, os beneficiários podem realizar essa verificação de forma presencial ou digital, o que traz maior comodidade.
Prova de vida INSS por cruzamento de dados

Desde o início de 2023, o INSS usa o cruzamento de dados públicos sobre o beneficiário para confirmar a sua vida e pode seguir recebendo seus pagamentos. O INSS leva em consideração atos registrados em bases de dados como prova de vida.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Na prática, são utilizadas informações mantidas, atualizadas ou administradas por órgãos, entidade ou instituições públicas federais, estaduais e municipais. Mas também bases de dados privadas que mantenham acordo de cooperação com o INSS.
Dados válidos para o cruzamento da prova de vida INSS em setembro
As opções para realizar a prova de vida do INSS foram ampliadas e simplificadas a partir de 2023. Agora, você pode realizar o procedimento de diversas maneiras, incluindo:
Leia em seguida: ACABA DE SAIR: Prova de Vida INSS JULHO 2023: Veja lista de quem precisa fazer
- Acessar o aplicativo Meu INSS com o selo ouro de segurança;
- Realizar empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
- Atender presencialmente nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico em entidades parceiras;
- Fazer perícia médica presencialmente ou por telemedicina no sistema público de saúde, ou em rede conveniada;
- Receber a vacina;
- Cadastrar ou atualizar informações nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
- Atualizar informações no Cadastro Único;
- Votar nas eleições;
- Emitir ou renovar passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou outros documentos oficiais que necessitem reconhecimento biométrico;
- Receber benefício social por reconhecimento biométrico;
- Ter seu nome na declaração anual do imposto de renda.
Essas opções permitem maior flexibilidade e conveniência para os beneficiários realizarem a prova de vida.
Leia em seguida: INSS: Bancos Anunciam Devolução em Dobro para Aposentados – Confira os Detalhes agora e saiba se você recebe!
Quando o beneficiário deve fazer a prova de vida?
O beneficiário precisará realizar a prova de vida do INSS em setembro ou em outros meses, somente após receber a notificação que indica a necessidade de realização desse procedimento. Entretanto, é válido mencionar que isso só vai acontecendo quando o INSS não identificar nem conseguir fazer o cruzamento de nenhum dos dados.
Leia em seguida: NÃO DEIXE PASSAR A DATA: Prova de Vida INSS 2023 – Confira a lista para AGOSTO e garanta seu benefício!
Onde vejo se a minha prova de vida foi realizada?
Para ter acesso à data da última prova de vida realizada ou outras informações sobre o seu benefício, o cidadão pode tanto utilizar o aplicativo quanto ligar para a central de atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, entre 7h e 22h.
Lembrando que as agências do INSS não devem ser procuradas para realizar a comprovação de vida em setembro e nos demais meses do ano.
Leia em seguida: GOLPE DA PROVA DE VIDA DO INSS: Veja como se prevenir!
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!