Entenda como a prova de vida do INSS está funcionando em 2023 após diversas mudanças. Veja em seguida todas as informações:
Com as diversas alterações feitas na prova de vida durante a pandemia, ainda em seu mandato, o presidente na época Jair Bolsonaro, automatizou o procedimento. Visando, desse modo, proporcionar aos beneficiários que enfrentam dificuldades de locomoção mais facilidade na hora de realizar o procedimento. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que é a prova de vida do INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável pela manutenção e pagamentos dos benefícios previdenciários, utiliza a prova de vida, para averiguar possíveis benefícios irregulares. Nesse sentido, o método busca inibir fraudes que, como é de conhecido da população, tem se intensificado diariamente.
Leia em seguida: Como emitir extrato de Empréstimo Consignado? Confira
Por muitos anos, a comprovação de vida, era feita pelos beneficiários de forma presencial. Ou seja, deveriam ir ao mês do seu aniversário até a instituição bancária que fazia o repasse do seu salário, comprovarem estarem vivos. Garantindo que seus pagamentos não acabassem bloqueados e seguissem recebendo normalmente.
Mas a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, revolucionou a prova de vida do INSS, proporcionando comodidade aos beneficiários, em especial, aqueles com dificuldade em se locomover. Entrando em vigor no dia 1.° de janeiro deste ano, após a suspensão no ano passado para aperfeiçoamento dos sistemas.
Leia em seguida: Atenção: Notícia TRISTE para aposentados; Saiba o que aconteceu
Como vai funcionar a prova de vida do INSS?
Como mencionamos, a comprovação de vida, desde o mês de janeiro, se tornou automática. Dessa forma, a responsabilidade de realização do procedimento não recai mais aos beneficiários e sim ao INSS. Para isso, o órgão deve se valer dos dados de cada um que constem em bases do governo federal.
Leia em seguida: Oficial: INSS confirma novo valor para piso de pagamentos de aposentados; Confira
Os atos que podem ser válidos como a prova de vida em 2023, são, por exemplo:
- Atualização do CadÚnico;
- atendimento presencial em uma agência do INSS;
- acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- contratação de empréstimo consignado;
- vacinação;
- votação nas eleições.
Leia em seguida: SURPRESA NA SUA CONTA: 3 Pagamentos EXTRAS para aposentados; Confira
Portanto, não se tem um calendário específico que precise ser cuidado, pelo fato da prova de vida do INSS ser automatizada. Todavia, em algumas situações, em que o órgão não localize nenhum ato praticado pelo beneficiário, o mesmo vai receber uma notificação para fazer a procedimento. Devendo o Instituto buscar meios online para que você não precise sair de casa.
Leia em seguida: ATENÇÃO: Crédito BPC LOAS pode voltar a ser ofertado a qualquer momento
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!