O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma semana desafiadora em termos climáticos, com a presença contínua de um ciclone extratropical. Este fenômeno está causando chuvas intensas e ventos extraordinários, particularmente ao longo da costa. A situação é acompanhada de perto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu diversos alertas em toda a metade Leste do estado.
Desde o início da semana, as condições climáticas têm sido dominadas pela chuva que persiste, tencionando diminuir conforme o ciclone se afasta. Esta terça-feira é marcada por precipitações variáveis e ventanias que podem ultrapassar 100 km/h em áreas do Litoral. Essa instabilidade se estende por grandes regiões, desde o Norte até o Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre e a Serra.
O que esperar do tempo nesta terça-feira no RS?

No município de Canoas, localizado nas proximidades de Porto Alegre, a previsão é de apenas 2 milímetros de chuva, com temperatura máxima mantendo-se por volta dos 15ºC. Por outro lado, em Torres, no Litoral Norte, a expectativa é similar com cerca de 4 milímetros e temperatura mínima de 11ºC.
Leia mais: Novas Taxas de Juros do INSS: Impacto e Adaptação dos Bancos!
A intensidade da chuva cresce significativamente no sul do estado, principalmente em cidades como Pelotas, Rio Grande e Chuí. Segundo a meteorologista Alana Gabriele Araújo, da Climatempo, “os acumulados podem variar entre 25 a 50 milímetros. Com as enchentes recentes, é essencial manter uma vigilância constante devido ao risco de novos alagamentos.”
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Qual a tendência do clima para o resto da semana?
Com o afastamento do ciclone na quarta-feira, embora as rajadas de vento continuem a atingir até 70 km/h em partes do litoral, o tempo tende a se estabilizar com aumento de dias ensolarados entre as nuvens. Uma zona de alta pressão promete temperaturas mais baixas, inibindo as chuvas, exceto por precipitações isoladas no Litoral.
Leia mais: Empresa de Tecnologia da Virgínia paga multa por anúncio de emprego discriminatório
Para quinta e sexta-feira, as projeções são ainda mais otimistas com a presença de sol e céu limpo na maior parte do RS. A meteorologista Alana Araújo adiciona, “Teremos manhãs geladas, com possibilidade de geada nas áreas mais altas da Serra Gaúcha. O tempo promete estar firme em todas as regiões, favorecendo atividades ao ar livre.”
Orientações para Lidar com o Clima Adverso
- Não se abrigue sob árvores durante ventanias para evitar acidentes com quedas ou descargas elétricas.
- Evite estacionar próxime a placas publicitárias e torres de transmissão devido ao risco de dano pelos ventos.
- Desligue aparelhos elétricos para prevenir danos durante picos de vento e chuva intensa.
- Em caso de qualquer transtorno, não hesite em contactar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Leia mais: Magda Chambriard Promete Lucros e Dividendos Robustos na Petrobras
Com estas precauções e a atualização constante das previsões meteorológicas, espera-se que os residentes do Rio Grande do Sul possam lidar com essas condições climáticas adversas da forma mais segura possível.
Veja Também: SURPRESA nas APOSENTADORIAS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!