Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

PIS/PASEP 2024: Confirmação do Pagamento e Mudanças Importantes que Você Precisa Saber!

Confira as atualizações do PIS/PASEP 2024! Ministério do Trabalho confirma pagamento e revela mudanças importantes.

0

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que começará a distribuir o abono salarial PIS/PASEP 2024 no próximo mês. Com as atualizações recentes, os contemplados este ano poderão receber até R$92 a mais em comparação ao último ano. Contudo, também há uma atualização no calendário de saque anual.

As projeções do Ministério do Trabalho estimam que cerca de 25 milhões de pessoas receberão o benefício este ano. Porém, para ser elegível, é necessário cumprir com os requisitos de atuação dentro das categorias de trabalho indicadas. Entenda.

Mudanças cruciais no PIS/PASEP 2024: o que você precisa saber

O sistema de pagamento do PIS/PASEP 2024 mudou significativamente nos últimos anos. Antes de 2020, o pagamento fazia referência ao tempo de serviço do ano anterior ao do recebimento do benefício. No entanto, com o impacto da pandemia, os recursos destinados ao abono salarial foram repriorizados, resultando na suspensão dos pagamentos em 2020, sendo substituído pelo Benefício Emergencial (BEm).

Leia mais: Antecipação do 13º Salário do INSS em 2024: Tudo que Você Precisa Saber!

Desde então, o ano-base passou a ser sempre dois anos antes da liberação do benefício. Portanto, os trabalhadores de 2022 recebem o PIS/PASEP em 2024.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Quem pode receber o PIS/PASEP 2024

Não basta apenas ter trabalhado em 2022 para poder receber o benefício do PIS/PASEP 2024. Afinal, os trabalhadores também devem atender a outros critérios. O Ministério do Trabalho realizará a seleção dos trabalhadores elegíveis ao benefício, que devem estar em conformidade com os seguintes critérios:

  • – Ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada para pessoa jurídica;
  • – Recebido no máximo dois salários mínimos por mês no ano-base;
  • – Estar inscrito no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • – Ter dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração.

Leia mais: Confira o Calendário BPC 2024: Início dos Pagamentos e Como Consultar seus Benefícios!

Calendário de pagamento do PIS/PASEP 2024

O pagamento do PIS/PASEP 2024 iniciará em fevereiro seguindo o mês de nascimento do empregado (PIS) e último número de inscrição (Pasep). A distribuição dos valores será feita pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores da rede privada (PIS), mas pelo Banco do Brasil para os servidores públicos (PASEP).

Leia mais: Descubra Agora: Emissão Online da Carteira do Idoso para Transporte Interestadual Gratuito!

Os beneficiários consultam os detalhes do pagamento através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Basta acessar a opção “Benefícios” e “Abono salarial”.

Calendário Pis 2024 (Fonte: Edição / Jornal JF)
Calendário Pis 2024 (Fonte: Edição / Jornal JF)
Calendário Pasep 2024 (Fonte: Edição / Jornal JF)
Calendário Pasep 2024 (Fonte: Edição / Jornal JF)

Veja Também:

R$ 1310 para TODOS + INSS vai PAGAR 3 PAGAMENTOS EXTRAS no CALENDÁRIO dos APOSENTADOS (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.