Neste mês, o Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) realizará o pagamento da segunda parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas.
Em suma, o pagamento corresponde ao valor do salário recebido pela pessoa, transferido em duas parcelas. Ou seja, contrário do pagamento mensal depositado de uma única vez.
Veja mais informações sobre o pagamento do benefício.
Como funciona o benefício?
Primeiramente, o benefício do 13º salário corresponde ao valor recebido em um mês de trabalho em uma determinada empresa. Conforme a lei, a gratificação responde a 1/12 da remuneração, por mês de serviço, do ano correspondente. Conhecido também como abono natalino, há diversas alterações este ano a respeito dessas parcelas.
A primeira delas é o reajuste dos valores, devido o aumento do piso salarial que teve alterações no início do ano e agora é de R$1.320.
Leia mais: Descubra como Garantir seu Benefício: Aposentadoria por Invalidez em 2023 com Adicional de 25%!
O pagamento tem o valor sobre o salário recebido pela pessoa, pago em duas vezes no ano.
Assim, a primeira parte da gratificação natalina já foi paga no mês de maio e, agora, uma nova data para a parte complementar do valor será paga aos beneficiários. Além disso, é necessário pontuar que o 13º salário pode sofrer descontos relacionados ao Imposto de Renda Retido na Fonte, e, no caso, este desconto é na segunda parcela do pagamento.
Por isso, fique atento nas datas e nas especificações a respeito do 13º salário. Não deixe de garantir seus direitos nas datas previstas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Qual o calendário do pagamento?
Em suma, os pagamentos serão divididos em dois grupos, entre pessoas que recebem um salário mínimo entre pessoas que recebem mais que um salário mínimo. No entanto, vale destacar que quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros auxílios sociais do governo, não têm direito ao 13 salário.
Leia mais: ACABA DE SAIR: IDOSOS têm acesso a 8 BENEFÍCIOS ESPECIAIS – Garanta o seu!
Para quem recebe um salário mínimo as datas são separadas de acordo com o último número do cartão do cartão benefício do INSS.
- Final 1 – 26/06
- Final 2 – 27/06
- Final 3 – 28/06
- Final 4 – 29/06
- Final 5 – 30/06
- Final 6 – 03/07
- Final 7 – 04/07
- Final 8 – 05/07
- Final 9 – 06/07
- Final 0 – 07/07
Para quem recebe o valor maior que um salário mínimo, o pagamento é realizado por duplas, porém também é de acordo com o último número do cartão benefício.
- Final 1 e 6 – 03/07
- Final 2 e 7 – 04/07
- Final 3 e 8 – 05/07
- Final 4 e 9 – 06/07
- Final 5 e 0 – 07/07
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!