INSS liberou benefício para segurado em questão de 12 horas. O pedido foi feito de forma digital e análise aconteceu automaticamente. Isso representa uma nova fase para as solicitações de pedidos ao Instituto. Confira agora como isso aconteceu.
O INSS está com várias alternativas para reduzir as filas que já atingiram cerca de 1,7 milhão de pessoas. Esse fato aconteceu porque há poucos servidores em relação ao número de pedidos para serem analisados.
Então, está havendo o investimento em tecnologia para agilizar os procedimentos, principalmente as análises de pedidos. Confira esse caso de um pedido liberado em menos de 12 horas:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Benefício liberado em menos de 12 horas pelo INSS

O INSS liberou um benefício de pensão por morte em menos de 12 horas após a solicitação do segurado. Essa forma de análise vem sendo implementada desde o mês de junho, mas nunca havia tido uma aprovação de forma tão rápida.
O número de pessoas que esperavam pela pensão por morte passava de 132 mil quando começou a ocorrer a análise automática.
Um beneficiário da Bahia conseguiu que sua pensão por morte do INSS fosse analisada e concedida em menos de 12 horas, ainda no dia 2 de julho. De acordo com a Previdência Social, foi possível liberar de forma tão rápida, pois todas as informações estavam corretas e todos os documentos comprobatórios anexados.
Leia mais: INSS pagará SALÁRIO EM DOBRO – Veja quem terá direito
De acordo com a Previdência Social, quando os segurados possuem os seus dados atualizados em sistemas do Governo, fica mais fácil de fazer a análise. Isso porque há um cruzamento de dados nos sistemas que permite analisar se as informações pertencem realmente a quem está solicitando.
A agilidade na concessão para esse beneficiário ocorreu porque a certidão de casamento do casal estava registrada no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) e quando o marido faleceu a certidão de óbito foi cadastrada no mesmo sistema. Dessa forma, ocorreu um cruzamento de dados na base governamental, e havia integração com os sistemas do INSS.
Análise automática pretende diminuir filas do INSS
As filas do INSS, juntando a espera de todos os benefícios e serviços oferecidos, já havia chegado na marca de 1,7 milhões de pessoas. Ou seja, os segurados esperam tempo demais para receber seu benefício, o que acaba prejudicando essas pessoas, que ficam sem renda por determinado período.
Leia mais: INSS tem 4 Surpresas Especiais na folha de pagamento desse mês de agosto
A pensão por morte, por exemplo, tinha um prazo médio de 68 dias para análise. Mas, as solicitações automáticas podem ajudar muito nessa questão. Como foi o caso do beneficiário da Bahia que teve a concessão em menos de 12 horas.
A expectativa é que essa modalidade de análise seja cada vez mais frequente no INSS, e que todos os benefícios possam passar por análise dessa forma, diminuindo o tempo de espera na fila.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!