Uma ótima notícia sobre o INSS alegrou os beneficiários essa semana. De forma automática, o Instituto liberou benefício APENAS após 12 horas da solicitação. Os investimentos em tecnologia vem acontecendo no INSS e ela já ajuda em diversos aspectos, principalmente na análise de pedidos. Confira agora.
A inteligência artificial está tomando um espaço cada vez maior na nossa vida. Sendo assim, o INSS não poderia ficar de fora e já implementou a inteligência artificial para contribuir com a realização do serviço. Ela está ajudando em diversos aspectos, como análise de benefícios, o que vai contribuir e muito com a diminuição da fila do Instituto.
Um dos primeiros benefícios que começaram a ser analisados de forma automática foi a pensão por morte do INSS. Para que fosse possível fazer a análise, o sistema solicitava as informações pessoais e todas as documentações. Veja como.
Pensão por morte liberada em 12 horas pelo INSS

No mês de junho, o INSS implementou uma nova forma de analisar os benefícios. A pensão por morte começou a ter uma análise automática, com o intuito de diminuir as filas e a sobrecarga de serviço dos funcionários do Instituto. O número de pessoas que esperavam pela pensão por morte passava de 132 mil.
Um beneficiário da Bahia conseguiu que sua pensão por morte do INSS fosse analisada e concedida em menos de 12 horas, ainda no dia 2 de julho. De acordo com a Previdência Social, foi possível liberar de forma tão rápida, pois todas as informações estavam corretas e todos os documentos comprobatórios anexados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Medida vai diminuir as filas do INSS
As filas do INSS, juntando a espera de todos os benefícios e serviços oferecidos, já havia chegado na marca de 1,7 milhões de pessoas. Ou seja, os segurados esperam tempo demais para receber seu benefício, o que acaba prejudicando essas pessoas, que ficam sem renda por determinado período.
A pensão por morte, por exemplo, tinha um prazo médio de 68 dias para análise. Mas, as solicitações automáticas podem ajudar muito nessa questão. Como foi o caso do beneficiário da Bahia que teve a concessão em menos de 12 horas.
Leia mais: Benefício em Perigo: INSS Pode Cortar sua Aposentadoria – Saiba o que Fazer!
Mantenha sempre os dados atualizados
De acordo com a Previdência Social, quando os segurados possuem os seus dados atualizados em sistemas do Governo, fica mais fácil de fazer a análise. Isso porque há um cruzamento de dados.
A agilidade na concessão para esse beneficiário ocorreu porque a certidão de casamento do casal estava registrada no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) e quando o marido faleceu a certidão de óbito foi cadastrada no mesmo sistema. Foi feito um cruzamento de dados na base governamental, e havia integração com os sistemas do INSS.
A expectativa é que essa modalidade de análise seja cada vez mais frequente no INSS, e que todos os benefícios possam ser analisados dessa forma, diminuindo o tempo de espera na fila.
Leia mais: Aposentados receberão mais de R$ 7 mil esta semana: Confira lista com beneficiários
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!