Há poucos dias o Governo emitiu um alerta para avisar os aposentados sobre novo golpe que está acontecendo contra esses beneficiários.
São frequentes os casos de golpes envolvendo aposentadorias, pensões e outros benefícios do INSS. Os fraudadores aguardam oportunidades para desviar fundos dos beneficiários do instituto, muitas vezes realizando compras em seus nomes.
Com o intuito de prevenir a disseminação dessa prática abusiva entre os beneficiários da previdência, compilamos os principais golpes já registrados que prejudicaram milhões de pessoas.
Governo emite comunicado explicando

O governo federal emitiu um alerta aos servidores, informando que não utiliza qualquer ferramenta de mensagem instantânea, como WhatsApp, Telegram, etc., para se comunicar com funcionários aposentados. Golpistas, por meio de engenharia social, tentam obter dados bancários das vítimas para realizar compras online.
O aviso veio da Divisão de Atendimentos do Regime Próprio de Previdência da União, responsável pela concessão e manutenção das aposentadorias e pensões de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de outras oito entidades.
Leia mais:CONFIRA: INSS Anuncia Pagamento Extra de R$271 Milhões – Veja Quem Tem Direito!
Assim, a orientação do órgão é que qualquer comunicação que tenha recebido por aplicativos de mensagem instantânea deve ser imediatamente ignorada, pois pode representar uma tentativa de golpe.
Nesse sentido, os únicos canais oficiais de comunicação da Divisão de Atendimentos são os e-mails institucionais, cartas registradas, telegramas e os sistemas SIGEPE e SOUGOV.BR, além da plataforma “Meu INSS”. Veja a seguir, outros tipos de golpes contra aposentados do INSS.
Benefício bloqueado
Então, esse é um dos golpes mais frequentes dentre as fraudes que você verá aqui. Nele, os golpistas se passam por funcionários do INSS, entrando em contato com os beneficiários e alegando que o benefício está prestes a ser bloqueado.
Leia mais:URGENTE! INSS convoca Aposentados e Pensionistas
Dessa forma, eles solicitam informações pessoais ou bancárias dos beneficiários, alegando que esses dados são necessários para garantir a continuidade dos pagamentos. Assim, o segurado, acreditando estar interagindo com um servidor legítimo do INSS, acaba fornecendo as informações solicitadas. Os dados obtidos são suficientes para a execução do golpe no benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Agendamento de perícia médica
A perícia médica é um procedimento obrigatório realizado anualmente pelo INSS. Cientes disso, golpistas aguardam ansiosamente a data em que a próxima perícia será realizada para entrar em contato com os beneficiários.
Leia mais: O Que É Precatório do INSS e Como Funciona? Aprenda a Receber! Não perca mais tempo
Dessa forma, esses fraudadores se fazem passar por servidores, ligando para os beneficiários e simulando o agendamento de uma consulta fictícia. Em seguida, solicitam informações pessoais, como endereço, RG, CPF, dados bancários e até mesmo senhas.
Venda de produtos milagrosos
Outro golpe comum aos beneficiários do INSS envolve a oferta enganosa de remédios ou cosméticos com promessas extraordinárias, que afirmam “garantir resultados excepcionais”! No entanto, na maioria das situações, os produtos são falsos e podem representar riscos para a saúde.
Leia mais: VEJA AGORA: Aposentados Podem Ser Isentos de Imposto de Renda – Saiba Como!
Como se proteger dos golpes
Por fim, o INSS reitera constantemente que não entra em contato com os beneficiários para verificar ou confirmar documentos, informações pessoais ou dados bancários. Além disso, a instituição não envia mensagens por telefone ou em aplicativos como WhatsApp, não faz chamadas telefônicas, bem como não encaminha e-mails oferecendo serviços de empréstimo consignado. Em hipótese alguma, são enviados motoboys para a residência dos beneficiários.
Em vista disso, é crucial que em nenhum momento sejam divulgados dados sensíveis, como senhas e informações bancárias.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!