Atenção, aposentados e pensionistas! A tão esperada segunda parcela do 13º do INSS será paga esta semana, trazendo um alívio financeiro significativo para milhões de brasileiros. Não perca essa oportunidade de se informar sobre as datas e valores. Descubra agora como esse benefício pode impactar seu orçamento e veja todos os detalhes a seguir!
Calendário 13º salário de maio
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar a segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas nesta sexta-feira, 24. Beneficiários que recebem até um salário mínimo serão os primeiros a receber, com pagamentos escalonados até 7 de junho. Aqueles que recebem acima de um salário mínimo terão o crédito disponível a partir de 3 de junho.
Leia mais: Quem tem direito ao cartão de ônibus gratuito? Confira agora
Essa segunda parcela, que inclui descontos como imposto de renda, corresponde à diferença entre o valor total do abono anual e a quantia já antecipada. O pagamento será feito juntamente com o benefício de maio. Vale destacar que, na segunda parcela, o beneficiário pode sofrer desconto no valor que pode começar a partir de R$ 706. Esses descontos ocorrem devido o Imposto de Renda e empréstimo consignados, caso haja.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Quem tem direito a segunda parcela do 13º salário INSS?
O 13º salário é destinado a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão, sendo proporcional ao período de recebimento do benefício. Beneficiários de salário-maternidade também têm direito ao 13º, pago com a última parcela do benefício.
Leia mais: Idade mínima para se aposentar pelo INSS mudou – Veja agora como funciona
Contudo, quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem direito ao valor adicional.A segunda parcela do 13º corresponde à diferença entre o valor total do abono anual e a quantia já antecipada, e será paga juntamente com o benefício de maio.
Como consultar os valores a receber?
O INSS começará a liberar a segunda parcela do 13º salário a partir desta sexta-feira, 24. Aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo serão os primeiros beneficiados, com o calendário de pagamentos se estendendo até 7 de junho. Aqueles com benefícios acima de um salário mínimo receberão a partir de 3 de junho.
Leia mais: Isenção do IPTU 2024: Passo a Passo para Aposentados do INSS Solicitarem o Benefício!
Para consultar o extrato com os valores e datas de pagamento, os beneficiários podem acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também está disponível no site gov.br/meuinss. Esses recursos permitem um acesso rápido e fácil às informações necessárias para entender os detalhes do pagamento.
Quem não tem acesso à internet pode verificar a liberação do 13º salário pelo telefone 135. É necessário fornecer o número do CPF e confirmar alguns dados pessoais ao atendente. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Esta alternativa assegura que todos os beneficiários possam obter informações sobre o pagamento.
Veja Também: INSS fará REUNIÃO de EMERGÊNCIA
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!