O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou que irá adiantar e simplificar o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários em localidades atingidas por tempestades no Rio Grande do Sul. Quer saber mais sobre o pagamento do Bolsa Família antecipado? Leia este artigo até o final!
Decisão do MDS
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) decidiu unificar e antecipar o pagamento do Bolsa Família em resposta à situação de calamidade no estado. Dessa forma, os beneficiários receberão seus benefícios no primeiro dia do calendário de pagamento, sem depender do final do NIS.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Para facilitar ainda mais, será possível sacar o Bolsa Família sem a necessidade de cartão ou documentos, desde que o beneficiário apresente uma Declaração Especial de Pagamento emitida pela prefeitura.
Números da tragédia no Rio Grande do Sul
Segundo relatório divulgado pela Defesa Civil, o número de mortos em decorrência das fortes chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 107, com 339 feridos e 136 pessoas desaparecidas.
Além das mortes confirmadas como relacionadas às tempestades, o governo gaúcho investiga outros 4 óbitos para determinar sua ligação com as chuvas. Os eventos climáticos atingiram ao todo 385 municípios, afetando mais de um milhão de pessoas em todo o estado. Entre elas, 153.824 estão desalojadas e 47.676 foram encaminhadas para abrigos temporários.
Leia Mais: Décimo terceiro salário do INSS está sendo antecipado pela Previdência – Pagamento na Conta!
Facilidades no Saque
Segundo o ministério, os beneficiários do Bolsa Família têm a opção de realizar o saque sem a necessidade de cartão ou documento. Aqueles que perderam seus documentos precisam apresentar uma Declaração Especial de Pagamento fornecida pela prefeitura, especialmente útil.
Além disso, houve uma extensão do prazo para as famílias que precisam atualizar seu cadastro, uma medida anunciada como resposta às demandas geradas pelo pagamento antecipado do Bolsa Família.
Leia Mais: Aposentadoria aos 55 anos é liberada pelo INSS e alegra brasileiros – Confira
Beneficiários de outras regiões
Os beneficiários de outras regiões do Brasil receberão seus pagamentos de acordo com o cronograma regular, que segue os dígitos finais do Número de Identificação Social (NIS). Os beneficiários com NIS terminados em 1 iniciarão o pagamento referente ao mês de maio no dia 17, enquanto aqueles com NIS finalizado em 0 terão o processo concluído no dia 31. Confira abaixo o calendário completo:
Leia Mais: Empréstimo para Assalariados Negativados: Conheça as Opções Disponíveis
Veja também: RIO GRANDE do SUL SOFRE com as FORTES ENCHENTES e CHUVAS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!