Inúmeras mudanças estão ocorrendo em cima do INSS. Estas vão desde a maneira como o instituto concede benefícios, aos pagamentos agendados ao longo do ano.
Se você não ficou sabendo das novidades que saíram nos últimos dias, fique conosco, pois veremos cada uma, e ainda falaremos sobre o pagamento antecipado do INSS para um grupo de beneficiários da autarquia!
Mudanças nas aposentadorias do INSS
O INSS recentemente “facilitou” o acesso à aposentadoria por invalidez, tornando os processos mais rápidos e menos burocrático para a população. Nos últimos dias a lista de doenças que concedem direito automático a essa aposentadoria foram atualizadas.

Além disso, os canais de comunicação do Instituto com os segurados foram otimizados, e agora permitem agendar Perícias Médicas com maior facilidade. Mas quem tem direito de aproveitar as mudanças na aposentadoria por invalidez?
O benefício por incapacidade permanente, como também é conhecido, é destinado aos trabalhadores que não podem mais exercer as suas atividades devido a problemas de saúde grave e permanentes.
No entanto, para ter direito a aposentadoria, é necessário manter a qualidade de segurado. Em outras palavras, ter contribuições com o INSS, ininterruptas, de 1 ano (12 contribuições mensais). Além disso, será necessário comprovar a incapacidade para o do trabalho por meio de uma perícia e um laudo médico do INSS.
15 doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez
- Tuberculose ativa
- Hanseníase
- Alienação mental
- Neoplasia maligna (câncer)
- Cegueira
- Paralisia irreversível e incapacitante
- Cardiopatia grave
- Doença de Parkinson
- Espondiloartrose anquilosante
- Nefropatia grave
- Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)
- AIDS
- Contaminação por radiação (comprovada por medicina especializada)
INSS vai pagar aposentadoria antecipadamente
Um grupo de beneficiários do INSS receberá o pagamento do calendário antecipadamente, são eles, os beneficiários que moram no Rio Grande do Sul.
Essa medida vem como auxílio bem-vindo para muitas pessoas que se encontram passando por dificuldades devido às chuvas fortes que devastaram o estado gaúcho. Assim, todos os moradores das regiões afetadas já receberam seus pagamentos do calendário do INSS de julho logo no primeiro dia.
Os demais beneficiados, localizados nos outros estados brasileiros, recebem nas datas normais. Confira no calendário do INSS abaixo as suas datas de pagamento.
Para quem recebe até um salário mínimo, segue o cronograma de pagamentos:
- NIS Final 1: 25 de julho
- NIS Final 2: 26 de julho
- NIS Final 3: 29 de julho
- NIS Final 4: 30 de julho
- NIS Final 5: 31 de julho
- NIS Final 6: 1 de agosto
- NIS Final 7: 2 de agosto
- NIS Final 8: 5 de agosto
- NIS Final 9: 6 de agosto
- NIS Final 0: 7 de agosto
Para aqueles que recebem mais de um salário mínimo, o cronograma é o seguinte:
- NIS Final 1 e 6: 1 de agosto
- NIS Final 2 e 7: 2 de agosto
- NIS Final 3 e 8: 5 de agosto
- NIS Final 4 e 9: 6 de agosto
- NIS Final 5 e 0: 7 de agosto