Neste momento, a fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possui 1,79 milhão de cidadãos. Diante dessa situação, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que o governo federal tem como foco trabalhar na diminuição até o mês de dezembro de 2023.
Portanto, enquanto a situação não se estabilizar, o segurado tem a opção de explorar alternativas para agilizar a concessão do seu benefício. Cabe mencionar que o número de pessoas na fila tem como referência o Portal da Transparência Previdenciária.
De acordo com as informações do portal, 36% das 1,79 milhão de solicitações ao INSS que compõem a fila, estão no prazo de 45 dias. Entretanto, 24% aguardam de 45 e 90 dias e 24% esperam entre 3 e 6 meses. Já 11% aguardam menos de 6 meses a 1 ano e 2% estão esperando há mais de um ano.
“É bom a gente esclarecer à população que existem tipos de filas diferentes. São quase 16 tipos de filas, E é uma fila que vem de herança”, mencionou Lupi.
Além disso, o ministro enfatizou que até o ano de 2006, inexistia fila no INSS, pelo agendamento do atendimento de modo presencial nas agências. Apesar da implementação do agendamento por telefone, não foram formadas filas.
Desde o ano de 2014, com a implementação da plataforma Meu INSS, os pedidos passaram a ficar registradas, levando à acumulação de 1,780 milhão de brasileiros aguardando uma resposta, conforme Lupi informou.
O ministro ressaltou que a fila do INSS não vai terminar, visto que o órgão recebe cerca de 780 mil solicitações. No entanto, com o pagamento extra aos servidores, pode auxiliar a atingir a meta. Será necessário convocar mais de três mil brasileiros concursados. Continue acompanhando!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Bônus de produtividade pago pelo INSS pode reduzir filas

Uma estratégia que o INSS pretende implementar para diminuir a fila envolve o repasse de um bônus de produtividade aos servidores a cada processo finalizado. Desse modo, a bonificação variar de R$ 75 a R$ 68, oferecendo incentivo tanto para os servidores quanto para os médicos peritos.
Leia em seguida: Justiça em ação: STF pode obrigar INSS a pagar revisão da vida toda – Veja os possíveis desdobramentos!
Entretanto, o objetivo principal da ação concentra-se em beneficiários que aguardam análise por mais de 45 dias. Também serão abordadas as solicitações em que o prazo judicial expirou. Isso inclui perícias médicas atrasadas por mais de 30 dias.
O programa para diminuir a fila do INSS terá uma duração inicial de nove meses, podendo haver a prorrogação por mais três meses. As avaliações realizadas pelos servidores serão consideradas como trabalho adicional, além das atividades operacionais diárias.
Leia em seguida: Chegou a oportunidade: Governo lança programa com cartão de crédito sem juros para beneficiar os consumidores
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!