Jornal JF
Fique por dentro das últimas notícias sobre INSS, economia, auxílios, 13º salário, FGTS e impostos com o Jornal JF - o mais completo e confiável

Nova regra para o Abono Salarial 2024 – Confira

Confira a nova regra abono salarial 2024.

0

A partir de fevereiro de 2024, o Brasil terá uma nova regra abono salarial. Especificamente, a data de aniversário do trabalhador será o único critério para definir a data de saque do abono salarial para os colaboradores dos setores privado (PIS) e público (PASEP).

O anúncio pegou a muitos de surpresa, mas o intuito é simplificar o processo. Veja mais detalhes, a seguir;

Qual a nova regra abono salarial?

O objetivo desta reformulação, proposta pelo Governo Federal, é simplificar o processo de saque do benefício, hoje destinado a um total de 24,5 milhões de trabalhadores. Portanto, em vez de seguir um calendário específico como antes, os beneficiários poderão realizar o saque na data de seus aniversários.

Leia mais: INSS inicia pagamentos de janeiro com reajuste para aposentados

Valor do benefício e Salário mínimo

Vale a pena ressaltar que o valor do benefício será diretamente impactado pelo salário mínimo, que recentemente sofreu um aumento. O cálculo do benefício, portanto, será com base no valor atualizado de R$ 1.412.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp

Como consultar o PIS/PASEP?

Mesmo com a nova regra abono salarial, para facilitar o acesso a informações referentes ao Abono Salarial PIS PASEP, os trabalhadores podem usar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital“. Afinal, pode-se conferir o valor, a data e a forma de pagamento do benefício.

Leia mais: Lei do Superendividamento: Proteção e Renegociação de Dívidas para Segurados do INSS

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas de contribuição social desenvolvidos para promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas. Portanto, todo trabalhador que ativa aos critérios previstos em lei, seja do setor privado ou público, tem direito a esses benefícios.

Calendário PIS/PASEP 2024

Para este ano, listamos as datas específicas do Calendário do PIS/PASEP:

PIS:

Calendário de pagamento do abono salarial PIS em 2024.
Calendário de pagamento do abono salarial PIS em 2024. (Fonte: Edição / Jornal JF)

PASEP:

Calendário de pagamento do abono salarial PASEP em 2024.
Calendário de pagamento do abono salarial PASEP em 2024. (Fonte: Edição / Jornal JF)

Consulta do PIS/PASEP pelo CPF

Um benefício da nova regra abono salarial, para facilitar ainda mais a consulta do valor, o número do PIS usa-se para consulta pela internet com o uso do CPF do trabalhador. Para realizar a consulta, estão disponíveis várias alternativas, tais como: o site ou aplicativo do Meu INSS, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o aplicativo do FGTS, o aplicativo Caixa Trabalhador ou até mesmo pelo telefone.

Leia mais: Aposentados do INSS Receberão Valiosa Quantia em Pagamentos Judiciais

Portanto, acompanhar o calendário de pagamentos e os critérios para receber o benefício é primordial. Além disso, é importante sempre manter seus dados pessoais protegidos, especialmente ao realizar consultas online, a fim de garantir a sua segurança digital.

Veja Também:

INSS: A RESPOSTA que TODOS queriam 13° SALÁRIO 2024 – VEJA AGORA quem tem DIREITO! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.